As influências do ciclo de aprendizagem nas estratégias de aprendizagem e na satisfação dos alunos nos cursos de ensino a distância
Visualizar/ Abrir
Data
2018Autor
Diniz, Luciano Michel
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
Este estudo busca entender as influências do ciclo de aprendizagem nas estratégias de aprendizagem e na satisfação dos alunos nos cursos de Ensino a Distância, adotados pelos discentes da Universidade X. Tem como objetivo analisar as dimensões do ciclo de aprendizagem que apresentam maiores influências nas estratégias de aprendizagem e na satisfação dos alunos com o curso EAD. Para que fosse alcançado tal objetivo, foram averiguados o ciclo de aprendizagem, as estratégias de aprendizagem (metacognitivas e autorregulatórias), por meio das quais se verificou a satisfação percebida pelos alunos, estabelecendo a associação entre estratégias e satisfação. Quanto à satisfação, ela acontece quando são atendidas ou eliminadas algumas necessidades, sendo que ocorre mediante fatores extrínsecos ou intrínsecos que maximizam o grau de satisfação. Considerando o aspecto motivacional, à medida que as necessidades são satisfeitas, alcança-se a satisfação. A amostra foi composta por 152 alunos, a coleta de dados foi efetuada por meio de questionário estruturado (survey). A proposta desta pesquisa foi mostrar qual a melhor estratégia do ciclo de Kolb para cada discente, segundo suas habilidades e facilidades para entender determinado conteúdo acadêmico. Para o tratamento dos dados foi aplicada a análise estatística multivariada com uso da modelagem de equações estruturais, que permitiu validar o construto satisfação do aluno EaD. Isso indicou que o ciclo de aprendizagem e suas características foi capaz de explicar a variação de aproximadamente 40% da satisfação do aluno EaD. Ficou evidenciado no estudo que os discentes que utilizam as estratégicas do ciclo de aprendizagem, que se dividem em dimensões de experiência concreta, observação reflexiva, conceitualização abstrata e experiência ativa, alcançaram a satisfação com o curso. This study aims to understand the influences of the learning cycle on learning strategies and student satisfaction in Distance Learning courses, adopted by the students of the University X. Its objective is to analyze the dimensions of the learning cycle that present major influences in the strategies of learning and the satisfaction of students with the EAD course. In order to achieve this goal, was investigated the learning cycle, the learning strategies (metacognitive and self-regulation), through which the satisfaction perceived by the students was verified, establishing the association between strategies and satisfaction. As for satisfaction, it happens when some needs are met or eliminated, and it occurs through extrinsic or intrinsic factors that maximize satisfaction. Considering the motivational aspect, as the needs are met, satisfaction is achieved. The sample consisted of 152 students, data collection was done through a structured questionnaire (survey). The purpose of this research was to show the best strategy of the Kolb cycle for each student according to their abilities and facilities to understand certain academic content. For the treatment of the data was applied the multivariate statistical analysis using the structural equations modeling, which allowed to validate the construct satisfaction of the EaD student. This indicated that the learning cycle and its characteristics were able to explain the variation of approximately 40% of the EaD student satisfaction. It was evidenced in the study that the students that use the strategies of the learning cycle, which are divided into dimensions of concrete experience, reflexive observation, abstract conceptualization and active experience, reached satisfaction with the course.