Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGonçalves, Cid
dc.contributor.authorLemos, Irma Dias
dc.date.accessioned2025-02-14T18:40:25Z
dc.date.available2025-02-14T18:40:25Z
dc.date.issued2010
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/1015
dc.description.abstractEntender o comportamento de compra dos consumidores é fundamental para que as empresas conheçam e retenham seus clientes. Esse conhecimento é, também, campo essencial para a moda que evoluiu muito e hoje é um dos mais importantes e crescentes setores da economia no Brasil. O presente projeto pretende conhecer melhor o comportamento de compra do consumidor feminino no segmento de moda. Neste sentido, foi proposto um modelo hipotético de pesquisa para avaliar o impacto de diferenças individuais referentes a aspectos psicológicos do consumidor feminino em seu comportamento de compra de moda. Foram avaliadas as relações da autoestima, satisfação com a vida, ansiedade, preocupações correntes e o comportamento de compra do consumidor feminino de moda, sendo a amostra de 272 consumidoras de moda. A metodologia da pesquisa empírica que integra este projeto é de natureza qualitativa e quantitativa. A pesquisa foi organizada em duas etapas: a primeira fase de caráter exploratório e descritivo e a segunda fase seguiuse uma survey. A unidade de análise foi de consumidoras de produtos de moda em Belo Horizonte. Foram encontrados impactos significativos entre os construtos testados, como a necessidade da empresa em trabalhar sua imagem enfatizando conforto, bem-estar, descontração, para que os consumidores possam, por exemplo, relevar momentaneamente suas preocupações correntes. A análise dos resultados deste estudo contribui com a compreensão de hábitos de consumo de moda, podendo auxiliar as empresas em suas estratégias de atendimento aos clientes, de comunicação, de treinamento dos profissionais.pt_BR
dc.description.abstractUnderstanding the consumer buying behavior is primordial for companies to know and retain their customers. This knowledge is also essential to the fashion field that has evolved greatly and today is one of the most important and growing economic sectors in Brazil. This project aims to better understand the buying behavior of female consumers in the fashion segment. In this sense, we proposed a hypothetical model of research to assess the impact of individual differences related to psychological aspects of female consumers in their buying behavior of fashion products. The relationship of self-esteem, life satisfaction, anxiety, current concerns and female consumers buying behavior of fashion products were evaluated, with a sample of 272 consumers. The methodology of the empirical research that integrates this project is qualitative and quantitative. The research was organized into two stages: the first one was exploratory and descriptive, and the second one was followed by a survey. The unit analysed was about consumers of fashion products in Belo Horizonte. Significant impacts were found between the constructs tested, as the company’s need in working on their image emphasizing comfort, well being, relaxation, so the consumers can, for example, temporarily relieve their current concerns. The results of this study contribute to the understanding of consumption habits of fashion, and can also assist companies in their strategies for customer service, communication, training of professionals.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectCompraspt_BR
dc.titleO impacto de diferenças individuais referentes a aspectos psicológicos do consumidor feminino no comportamento de compra: um estudo empírico no mercado de modapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples