O impacto de diferenças individuais referentes a aspectos psicológicos do consumidor feminino no comportamento de compra: um estudo empírico no mercado de moda
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Data
2010Autor
Lemos, Irma Dias
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Entender o comportamento de compra dos consumidores é fundamental para que as
empresas conheçam e retenham seus clientes. Esse conhecimento é, também,
campo essencial para a moda que evoluiu muito e hoje é um dos mais importantes e
crescentes setores da economia no Brasil. O presente projeto pretende conhecer
melhor o comportamento de compra do consumidor feminino no segmento de moda.
Neste sentido, foi proposto um modelo hipotético de pesquisa para avaliar o impacto
de diferenças individuais referentes a aspectos psicológicos do consumidor feminino
em seu comportamento de compra de moda. Foram avaliadas as relações da
autoestima, satisfação com a vida, ansiedade, preocupações correntes e o
comportamento de compra do consumidor feminino de moda, sendo a amostra de
272 consumidoras de moda. A metodologia da pesquisa empírica que integra este
projeto é de natureza qualitativa e quantitativa. A pesquisa foi organizada em duas
etapas: a primeira fase de caráter exploratório e descritivo e a segunda fase seguiuse uma survey. A unidade de análise foi de consumidoras de produtos de moda em
Belo Horizonte. Foram encontrados impactos significativos entre os construtos
testados, como a necessidade da empresa em trabalhar sua imagem enfatizando
conforto, bem-estar, descontração, para que os consumidores possam, por exemplo,
relevar momentaneamente suas preocupações correntes. A análise dos resultados
deste estudo contribui com a compreensão de hábitos de consumo de moda,
podendo auxiliar as empresas em suas estratégias de atendimento aos clientes, de
comunicação, de treinamento dos profissionais. Understanding the consumer buying behavior is primordial for companies to know
and retain their customers. This knowledge is also essential to the fashion field that
has evolved greatly and today is one of the most important and growing economic
sectors in Brazil. This project aims to better understand the buying behavior of
female consumers in the fashion segment. In this sense, we proposed a hypothetical
model of research to assess the impact of individual differences related to
psychological aspects of female consumers in their buying behavior of fashion
products. The relationship of self-esteem, life satisfaction, anxiety, current concerns
and female consumers buying behavior of fashion products were evaluated, with a
sample of 272 consumers. The methodology of the empirical research that integrates
this project is qualitative and quantitative. The research was organized into two
stages: the first one was exploratory and descriptive, and the second one was
followed by a survey. The unit analysed was about consumers of fashion products in
Belo Horizonte. Significant impacts were found between the constructs tested, as the
company’s need in working on their image emphasizing comfort, well being,
relaxation, so the consumers can, for example, temporarily relieve their current
concerns. The results of this study contribute to the understanding of consumption
habits of fashion, and can also assist companies in their strategies for customer
service, communication, training of professionals.