Quais os direcionadores que mais influenciam na intenção do indivíduo em ter um comportamento ambientalmente sustentável: os antecedentes religiosos ou ambientais?

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Data
2023Autor
Cassaro, Juliana Brandão Menin Boratto
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A religiosidade é um dos fatores culturais que pode influenciar o comportamento das pessoas, assim como os aspectos ambientais podem gerar comportamentos pró-ambientais. Este estudo teve por objetivo a análise da influência dos aspectos ambientais e religiosos na intenção do indivíduo em ter um comportamento ambientalmente sustentável. A pesquisa estruturou-se a partir dos conceitos relacionados aos aspectos religiosos e da espiritualidade, assim como os ambientais e como esses poderiam ser diretrizes para a geração de comportamentos pró-ambientais das pessoas. Para que se atingisse o objetivo geral dessa dissertação, procedeu-se ao desenvolvimento das hipóteses e o teste de um modelo hipotético para mensurar a influência dos aspectos religiosos e ambientais da intenção do indivíduo em ter um comportamento ambientalmente sustentável. O modelo considera fatores relacionados aos aspectos religiosos, como religiosidade intrínseca e extrínseca e espiritualidade, e aos aspectos ambientais, como conexão com a natureza, conhecimento ambiental, preocupação ambiental, consciência ambiental. O estudo tem abordagem quantitativa e se caracteriza como descritivo, no qual foi realizado levantamento de campo (survey). Ao todo, 551 pessoas responderam ao questionário que, após refinamento, resultou em 547 questionários válidos a serem analisados estatisticamente. Os resultados mostram que a maioria das hipóteses do modelo desenvolvido, essas que são representadas pelas relações diretas entre os construtos, foram apoiadas. Contudo, identificou-se que a religiosidade não influencia a intenção comportamental ambientalmente sustentável. Além disso, as hipóteses que foram rejeitadas são oriundas do papel das variáveis moderadoras que representam os segmentos de mercado, essas que pelo resultado obtido no trabalho não existem, além das variáveis sobre a religiosidade do indivíduo. A dissertação faz contribuições significativas para o entendimento da influência dos aspectos religiosos e ambientais na intenção comportamental pró-ambiental das pessoas, preenchendo a lacuna do conhecimento no âmbito da cultura brasileira. Além disso, traz implicações gerenciais baseadas no desenvolvimento do modelo com relações nomológicas válidas, que apontam caminhos de como gestores de marketing e/ou outros profissionais podem fazer para se conectarem com o público dessa pesquisa, conseguindo assim aumentar o consumo de produtos e/ou serviços que estão ligados ao tema. Religiosity is one of the cultural factors that can influence people's behavior, just as environmental aspects can generate pro-environmental behaviors. This study aimed to analyze the influence of environmental and religious aspects on an individual's intention to behave environmentally sustainable. The research was structured based on concepts related to religious and spiritual aspects, as well as environmental aspects and how these could be guidelines for generating people's pro-environmental behaviors. In order to achieve the general objective of this dissertation, hypotheses were developed, and a hypothetical model was tested to measure the influence of religious and environmental aspects on the individual's intention to behave environmentally sustainable. The model considers factors related to religious aspects, such as intrinsic and extrinsic religiosity, spirituality. As well as related to environmental aspects, such as connection with nature, environmental knowledge, environmental concern, environmental awareness. The study has a quantitative approach and is characterized as a descriptive study, in which a field survey was carried out. In total, 551 people responded to the questionnaire which, after refinement, resulted in 547 valid questionnaires to be statistically analyzed. The results show that most of the hypotheses of the developed model, those represented by direct relationships between the constructs, were supported. However, it was identified that religiosity does not influence environmentally sustainable behavioral intention. Furthermore, the hypotheses that were rejected come from the role of the moderating variables that represent the market segments, which, according to the results obtained in the work, do not exist, in addition to the variables on the individual's religiosity. The dissertation makes significant contributions to understanding the influence of religious and environmental aspects on people's pro-environmental behavioral intentions, filling the knowledge gap within Brazilian culture. Furthermore, it brings managerial implications based on the development of the model with valid nomological relationships, which point out ways of how marketing managers and/or other professionals can connect with the public of this research, thus managing to increase the consumption of products and/or services that are linked to the topic.