dc.contributor.advisor | Gonçalves, Carlos Alberto | |
dc.contributor.author | Silva, Cléber Jovino da | |
dc.date.accessioned | 2025-09-17T18:52:47Z | |
dc.date.available | 2025-09-17T18:52:47Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/1025 | |
dc.description.abstract | Os últimos anos vêm sendo marcados por um processo acelerado de
transformações tecnológicas, culturais, organizacionais, sociais e econômicas que
se refletem nas organizações. Essas transformações influenciam diretamente na
forma como as organizações interpretam e agem em sua busca de sobrevivência e
prosperidade nas diversas oportunidades advindas do ambiente em que se
encontram. As competências desenvolvidas e o uso de seus recursos disponíveis
têm reflexo direto no seu desempenho. A presente pesquisa buscou estudar as
relações entre as dimensões do ambiente competitivo (complexidade, dinamicidade
e hostilidade), a postura estratégica adotada pelos gestores (postura analítica,
postura pró-ativa e postura defensiva) e suas relações com o desempenho
(lucratividade e crescimento). Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se o
chamado modelo Strobe revisado (Strober). Esse modelo foi desenvolvido por
Venkatraman (1989) e aborda questões relativas às dimensões orientação
estratégica e competitividade. Posteriormente, foi ampliado por Tan e Litschert
(1994), que incluíram a dimensão ambiente competitivo. O estudo foi realizado em
duas etapas, a primeira de caráter qualitativo e a segunda, quantitativo. O objetivo
da pesquisa qualitativa foi verificar as dimensões abordadas no modelo original e
suas relações. Para tanto, foi realizada uma investigação semi-estruturada, por meio
da técnica de entrevista em profundidade, tendo como resultado um modelo próximo
do modelo Strobe revisado (Strober). Depois, realizou-se a pesquisa de cunho
quantitativo (Survey), na qual se buscou identificar a existência e a intensidade das
relações entre os construtos, bem como a sua intensidade. Para isso, utilizou-se a
técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE). O estudo foi realizado em
revendas de veículos situadas na Grande Belo Horizonte, obtendo-se uma amostra
de 169 questionários. De um total de 12 hipóteses propostas no modelo, cinco foram
confirmadas. Das sete hipóteses não confirmadas, quatro mostraram a existência
das relações, porém não no nível de alfa significância bicaudal de 10%. Uma das
possíveis explicações se deve ao tamanho da amostra de 169 questionários, para o
número de parâmetros do modelo. O modelo testado demonstrou-se marginalmente
aceitável, o que motivou a busca de um modelo alternativo (aninhado) com melhor
ajuste aos dados empíricos obtidos. O segundo mostrou-se com melhor ajuste e
mais parcimonioso. | pt_BR |
dc.description.abstract | The frequent and fast process of transformation in our society and economy, as well
as in technology, have been shaping the business corporations and institutions in
general. These changes influence the way that organized groups assimilate
information and struggle for surviving and thriving. The methods chosen and the wise
use of resources affect the performance indeed. This research has analyzed the
interchange between the ‘’competitive environment within its dimension’’, the
strategic position adopted by the leaders (analytic, agressive and defensive posture)
and their actions through the development of the proposal (profitability and growth).In
order to achieve the goals, the model used was ‘’the Reviewed Strobe’’ (Strober),
which was developed by Venkatraman (1989), it raises questions related to the
dimensions of competitiveness on it.
The research was performed in two parts. The qualitative aspect was studied at first,
and then the quantitative. The aim on the qualitative study was to verify the
dimension given in the original model and its relations. The result came out very
close to the original, since it was based on its original structure. The second step was
the quantitative measurement to identify the variables of the relations between the
‘’constructos’’. The technique used for that was the Modeling of Structural Equations
(MSE). The survey was don in cars dealers within the greater Belo Horizonte, where
169 questionnaires were answered out.
Five out of twelve hypotheses proposed got confirmed. From the seven not
confirmed, only four showed existence of relations, although not on the level of
bifurcated significance of 10%.One of the possible explanations is due to the number
of samples, related to the number of patterns of the model. The tested model was
slightly rejected, what motivated a search for a new alternative model that would fit
the empirical conclusion better. The second one came out more adjustable and
parsimonious. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Planejamento - Estudo de casos | pt_BR |
dc.subject | Planejamento estratégico - Estudo de casos | pt_BR |
dc.subject | Concorrência | pt_BR |
dc.title | Mensuração do desempenho estratégico na lógica do modelo Strober: uma análise no setor de revenda automotiva | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Empresariais | pt_BR |