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    Mensuração do desempenho estratégico na lógica do modelo Strober: uma análise no setor de revenda automotiva

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    Mestrado em Administração FUMEC 2007 (1.991Mb)
    Data
    2007
    Autor
    Silva, Cléber Jovino da
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
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    Resumo
    Os últimos anos vêm sendo marcados por um processo acelerado de transformações tecnológicas, culturais, organizacionais, sociais e econômicas que se refletem nas organizações. Essas transformações influenciam diretamente na forma como as organizações interpretam e agem em sua busca de sobrevivência e prosperidade nas diversas oportunidades advindas do ambiente em que se encontram. As competências desenvolvidas e o uso de seus recursos disponíveis têm reflexo direto no seu desempenho. A presente pesquisa buscou estudar as relações entre as dimensões do ambiente competitivo (complexidade, dinamicidade e hostilidade), a postura estratégica adotada pelos gestores (postura analítica, postura pró-ativa e postura defensiva) e suas relações com o desempenho (lucratividade e crescimento). Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se o chamado modelo Strobe revisado (Strober). Esse modelo foi desenvolvido por Venkatraman (1989) e aborda questões relativas às dimensões orientação estratégica e competitividade. Posteriormente, foi ampliado por Tan e Litschert (1994), que incluíram a dimensão ambiente competitivo. O estudo foi realizado em duas etapas, a primeira de caráter qualitativo e a segunda, quantitativo. O objetivo da pesquisa qualitativa foi verificar as dimensões abordadas no modelo original e suas relações. Para tanto, foi realizada uma investigação semi-estruturada, por meio da técnica de entrevista em profundidade, tendo como resultado um modelo próximo do modelo Strobe revisado (Strober). Depois, realizou-se a pesquisa de cunho quantitativo (Survey), na qual se buscou identificar a existência e a intensidade das relações entre os construtos, bem como a sua intensidade. Para isso, utilizou-se a técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE). O estudo foi realizado em revendas de veículos situadas na Grande Belo Horizonte, obtendo-se uma amostra de 169 questionários. De um total de 12 hipóteses propostas no modelo, cinco foram confirmadas. Das sete hipóteses não confirmadas, quatro mostraram a existência das relações, porém não no nível de alfa significância bicaudal de 10%. Uma das possíveis explicações se deve ao tamanho da amostra de 169 questionários, para o número de parâmetros do modelo. O modelo testado demonstrou-se marginalmente aceitável, o que motivou a busca de um modelo alternativo (aninhado) com melhor ajuste aos dados empíricos obtidos. O segundo mostrou-se com melhor ajuste e mais parcimonioso.
     
    The frequent and fast process of transformation in our society and economy, as well as in technology, have been shaping the business corporations and institutions in general. These changes influence the way that organized groups assimilate information and struggle for surviving and thriving. The methods chosen and the wise use of resources affect the performance indeed. This research has analyzed the interchange between the ‘’competitive environment within its dimension’’, the strategic position adopted by the leaders (analytic, agressive and defensive posture) and their actions through the development of the proposal (profitability and growth).In order to achieve the goals, the model used was ‘’the Reviewed Strobe’’ (Strober), which was developed by Venkatraman (1989), it raises questions related to the dimensions of competitiveness on it. The research was performed in two parts. The qualitative aspect was studied at first, and then the quantitative. The aim on the qualitative study was to verify the dimension given in the original model and its relations. The result came out very close to the original, since it was based on its original structure. The second step was the quantitative measurement to identify the variables of the relations between the ‘’constructos’’. The technique used for that was the Modeling of Structural Equations (MSE). The survey was don in cars dealers within the greater Belo Horizonte, where 169 questionnaires were answered out. Five out of twelve hypotheses proposed got confirmed. From the seven not confirmed, only four showed existence of relations, although not on the level of bifurcated significance of 10%.One of the possible explanations is due to the number of samples, related to the number of patterns of the model. The tested model was slightly rejected, what motivated a search for a new alternative model that would fit the empirical conclusion better. The second one came out more adjustable and parsimonious.
     
    URI
    https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/1025
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.Collections
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