Qualidade de vida no trabalho e potencial motivacional: um estudo junto a empregados de organizações sociais
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Data
2018Autor
Rodrigues, Anderson Eilert
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O presente trabalho teve como objetivo investigar a percepção dos trabalhadores de Organizações Sociais sobre o trabalho que desenvolvem, partindo do modelo de Qualidade de Vida no Trabalho, proposto por Hackman e Oldham (1975). É sabido que o trabalho dá sentido à vida e é condição essencial para a existência humana. Além disso, está presente em todas as culturas e é por meio do trabalho que o ser humano se relaciona com a natureza, estabelece sua realidade e transita em contextos grupais. As pessoas têm passado grande parte do tempo no local de trabalho, entregando seus conhecimentos, habilidades, experiências e criatividade. As Organizações Sociais são instituições do Terceiro Setor que desenvolvem ações de natureza social e que buscam o bem comum, o desenvolvimento de uma sociedade mais equilibrada e justa e cujo corpo funcional mostra-se comprometido, solidário e engajado. O modelo de Hackman e Oldham capta a percepção dos trabalhadores e produz escores que determinam o Potencial Motivacional do Trabalho (PMT), baseando-se nas Dimensões Básicas da Tarefa, incluindo a variedade de tarefas, a identidade do trabalho, o significado do trabalho, a autonomia e o feedback. Além disso, esse modelo capta também os Estados Psicológicos Críticos e a Satisfação Geral com o trabalho. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa, e descritiva quanto à abordagem e tipo. Em relação ao método, trata-se de um estudo de campo. Os dados coletados foram estudados a partir de estatística descritiva com apresentação de medidas de tendência central (média) e de variabilidade (desvio padrão, mínimo e máximo) e as variáveis foram avaliadas também a partir do histograma e clusters. A análise das respostas obtidas apontou que os trabalhadores de Organizações Sociais estão insatisfeitos no que tange às Dimensões Básicas da Tarefa, apresentando escores baixos em feedback, moderados em autonomia e variedade da tarefa, porém elevados em identidade e significância da tarefa. No tocante aos Estados Psicológicos Críticos, as médias são elevadas em significância, responsabilidade pelos resultados e conhecimento dos resultados. Por fim, a satisfação geral também alcançou média elevada. Ainda que os escores do PMT sejam insatisfatórios em algumas dimensões, os estados psicológicos críticos e a satisfação com o trabalho permitem pensar em um trabalho enriquecedor, consequentemente, indica resultados com qualidade de vida no trabalho (QVT), pois estão associados aos estados internos positivos. Este estudo permitiu conhecer essas variáveis e pretende contribuir para o conhecimento da QVT em um segmento até então pouco investigado. The purpose of this study was to investigate the perception of workers in social organizations about their work, based on the Quality of Life at Work model proposed by Hackman and Oldham (1975). It is known that work gives meaning to life and is an essential condition for human existence. In addition, it is present in all cultures and it is through work that man relates to nature, establishes his reality and transits in group contexts. Man has spent great time in the workplace, delivering his knowledge, skills, experiences and creativity. The Social Organizations are institutions of the Third Sector that develop actions of a social nature and that seek the common good, the development of a more balanced and just society and whose functional body shows itself committed, solidary and engaged. The model proposed by Hackman and Oldham evaluates the Motivational Potential of Work and is based on the Basic Dimensions of the Task that captures workers' perception of the variety of tasks, work identity, meaning of work, autonomy, and feedback. In addition, critical psychological states and overall satisfaction with work. It is a research of quantitative nature, and descriptive as to the approach and type. In relation to the method, this is a field study. The collected data were studied from descriptive statistics with central tendency (mean) and variability (standard deviation, minimum and maximum) measurements and variables were also evaluated from the histogram and clusters. The analysis of the answers obtained pointed out that the workers of Social Organizations are dissatisfied regarding the Basic Dimensions of the Task with low scores in feedback, moderate in autonomy and variety of the task, but high in the identity and significance of the task. With regard to Critical Psychological States, averages are high in significance, responsibility for results and knowledge of results. Finally, overall satisfaction also reached a high average. Although Motivational Potential of Work scores are unsatisfactory in some dimensions, critical psychological states and job satisfaction explain a person's commitment to enriching work, and consequently indicates results with quality of life at work, as it is associated with positive internal states. The study allowed to know these variables contributing with the knowledge of the QVT in a segment, until then not investigated