O papel do tribalismo da marca na construção do relacionamento com a marca: um estudo sobre consumidores de motocicletas
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Data
2018Autor
Couto, Thiago Mendes da Motta
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A pesquisa acadêmica sobre marcas de produtos e serviços de consumo está considerando, cada
vez mais, o grau de conexão entre consumidores e marcas como uma questão-chave de
investigação. A literatura nessa área investiga a natureza e a força do relacionamento que os
consumidores desenvolvem com as marcas, bem como a tendência de se unir a tribos em torno de
marcas para demonstrar aos outros e compartilhar com eles seus sentimentos e preferência pelas
marcas. Este trabalho apresenta um modelo integrador, ainda não estudado, no qual aspectos
antropológicos e contemporâneos são inter-relacionados com o tribalismo da marca. Ele tem seu
referencial bibliográfico baseado em literaturas clássicas e atuais disponíveis que tratam do tema.
Apesar de diversos avanços relacionados ao objeto da pesquisa, ainda há muito a se estudar. O
objetivo foi verificar e entender os aspectos relevantes para o tribalismo da marca e sua
importância na construção do relacionamento com ela, especificamente no nicho de consumo de
motocicletas. Usando dados coletados de 336 entrevistados, esta dissertação explora a relevância
do tribalismo da marca como base dos relacionamentos com a marca. As descobertas sugerem que
o tribalismo da marca é um preditor da força dos relacionamentos de longo prazo com ela. Esperase
que este trabalho contribua para uma melhor compreensão do processo de desenvolvimento do
tribalismo da marca, de forma a auxiliar a retenção de clientes e, por consequência, os resultados
das organizações. Os achados desta pesquisa demonstram que as hipóteses propostas foram
confirmadas e, portanto, a proposição do modelo hipotético integrador, que fundiu aspectos
antropológicos e aspectos modernos do tribalismo da marca, traz contribuições científicas,
acadêmicas e gerenciais acerca do tema. Academic research on brands of consumer products and services is increasingly considering the
degree of connection between consumers and brands as a key research issue. Literature in this
area investigates the nature and strength of the relationship that consumers develop with brands,
as well as the tendency to join tribes around brands to demonstrate and share with others their
feelings and preference for brands. This study presents an integrative model, not yet studied,
where anthropological and contemporary aspects are interrelated with the brand tribalism. The
present study has its bibliographic reference based on classic and current literatures available that
deal with the theme. Despite several advances related to the research object, there is still much to
study. The objective was to verify and understand the relevant aspects to brand tribalism and its
role in building brand relationships, specifically in the motorcycle consumer niche. Using data
collected from 336 respondents, this tesis explores the importance of brand tribalism as the basis
of brand relationships. The findings suggest that brand tribalism is a better predictor of the
strength of long-term brand relationships. It is hoped that this research will contribute to a better
understanding of the process of developing brand tribalism, helping in the retention of clients and,
consequently, in the results of organizations. The results of this research demonstrate that the
proposed hypotheses were confirmed and, therefore, the proposition of the integrative
hypothetical model, which merged anthropological aspects and modern aspects of the brand
tribalism, brings scientific, academics and managements contributions about the theme.