Estratégia de preços do crédito dos bancos brasileiros em resposta às mudanças ocorridas no seu ambiente externo pós-crise global. Determinismo ou voluntarismo?
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Data
2015Autor
Cunha, Gilberto Tadeu Nunes da
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O propósito deste estudo é analisar a influência do ambiente econômico, bem como das escolhas em estratégias gerenciais sobre o apreçamento estratégico do crédito dos grandes bancos de varejo brasileiros, no contexto de mudanças causadas pela crise financeira global. Com base nessa análise, contribuir para a discussão sobre o dilema existente na literatura em estratégia, qual seja, a divergência entre a visão determinista e a voluntarista, sobre a adaptação da organização ao ambiente. A análise se baseou na metodologia de vetores autorregressivos (VAR), e seus resultados foram formatados na tipologia do modelo de Hrebiniak e Joyce (1985) que segrega o espaço de poder do determinismo do ambiente e do voluntarismo gerencial na explicação da estratégia. Os resultados obtidos apresentaram evidências estatísticas do impacto das dimensões estudadas sobre o apreçamento do crédito em graus diferentes de relevância estatística em relação às amostras anteriores e posteriores à crise global, confirmando as hipóteses alternativas da pesquisa. Os resultados obtidos antes da crise (ambiente menos intolerante e com maior oferta de recursos) indicam maior discricionariedade e maior grau de liberdade de escolhas gerenciais, enquanto a amostra posterior à crise (caracterizada por um ambiente apresentando maior pressão institucional, competitiva e técnica) revela força explicativa em graus mais fortes oriundos do ambiente, impondo comportamentos mais homogêneos ou isomórficos. The purpose of this study is to analyze the influence of the economic environment as well as the choices in management strategies on the credit of the strategic pricing of large Brazilian retail banks in the context of changes caused by the global financial crisis. Based on this analysis, contribute to the discussion on the existing dilemma in literature in strategy, namely; the divergence between the deterministic vision and proactive on the adaptation of the organization to the environment. The analysis was based on vector autoregression methodology (VAR) and its results were formatted in the typology of Hrebiniak model and Joyce (1985) secreting power of space environmental determinism and voluntarism in management strategy explanation. The results showed statistical evidence of the impact of the dimensions studied about credit pricing in different degrees of statistical significance compared to previous samples and after the global crisis. The results before the crisis (less intolerant environment and greater supply of resources) indicate greater discretion and greater degree of freedom of management choices, while the later sample the crisis (characterized by an environment featuring greater institutional pressure, competitive and technical) reveals explanatory power in stronger degrees coming from the environment, imposing more homogeneous behavior, or isomorphic.