• Entrar
    Ver item 
    •   Repositório Institucional - FUMEC
    • FUMEC
    • FACE
    • Programa de Doutorado e Mestrado em Administração
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Repositório Institucional - FUMEC
    • FUMEC
    • FACE
    • Programa de Doutorado e Mestrado em Administração
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O uso da inteligência competitiva no desenvolvimento de projetos e produtos

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Mestrado em Administração FUMEC 2017 (4.055Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Cançado, Isabela Lopes Resende
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
    Mostrar registro completo
    Resumo
    As mudanças no mercado consumidor, o aumento da competição global e os avanços tecnológicos requerem que as organizações se estruturem, de maneira estratégica, com o foco na competitividade. A gestão do conhecimento, o uso de informações confiáveis e o monitoramento externo dos concorrentes têm sido um fator chave durante o desenvolvimento de produtos e projetos, devido ao dinamismo do mercado e às necessidades de atender as expectativas do consumidor, em termos de um produto com menos tempo de desenvolvimento, com menor custo e qualidade requerida. A gestão da informação, de modo inteligente (inteligência competitiva), propicia a redução das incertezas e antecipação de decisões estratégicas. Nesse contexto, esta pesquisa teve o objetivo de analisar como as ações de inteligência competitiva e gestão do conhecimento são percebidas no desenvolvimento de projetos de produtos do segmento industrial, sob o ponto de vista dos gestores. A validação teórica foi realizada por meio da análise dos construtos gestão do conhecimento, informação, inteligência competitiva e desenvolvimento de projetos e produtos, correlacionando as variáveis envolvidas por meio de um modelo conceitual. O instrumento de pesquisa, validado por especialistas, foi direcionado, por técnica de snowball, a gestores de produto e projetos do setor industrial. Após a coleta e tratamento dos dados da pesquisa, percebeu-se que os resultados indicaram práticas de inteligência competitiva, tendo sido descrito o perfil desses gestores. Os resultados apontaram para três perfis de gestores que possuem diferentes percepções da relevância da inteligência competitiva e da gestão da informação para o desenvolvimento de produtos. Como principal contribuição deste trabalho, ressalta-se a característica acadêmica, explorando o tema com intuito de promover discussões sobre o estado da arte da inteligência competitiva, gestão do conhecimento e práticas de desenvolvimento de projetos e produtos. E, ainda, propõe-se o estudo de caso de um produto único, industrial, para validação dos dados encontrados nesta pesquisa e nova aplicação do modelo proposto.
     
    Changes in the consumer market, increased global competition and technological advances require strategically structured organizations with focus on competitiveness. Knowledge management, use of reliable information, external competitors monitoring has been a key factor for the development of products and projects, due to market continuous change and the need to take into account consumers expectations of faster product development with lowest cost and the quality required. Information management, in an intelligent way (competitive intelligence), allows the reduction of uncertainty and strategic decisions anticipation. In this context, this research aimed to analyze how competitive intelligence and knowledge management actions are perceived on the industrial segment product development projects considering managers standpoint. Theoretical validation was performed analyzing the following constructs: knowledge management, information, competitive intelligence and projects and products development, correlating the variables involved through a conceptual model. The research instrument, validated by experts, using the snowball technique, is directed to industrial sector product and project managers. After collecting and processing survey data, the results indicated competitive intelligence practices and described the profile of these managers. The results pointed to three types of manager profiles with different perceptions of the relevance of competitive intelligence and information management for product development. As a major contribution of this work, the academic contribution is highlighted, exploring the theme in order to promote discussions about the state of the art of competitive intelligence, knowledge management and practices of project and product development. Still, a single case study of an industrial product is also proposed in order to validate the data found in this research and the new applications of the proposed model.
     
    URI
    https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/244
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.Collections
    • Dissertações

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Entre em contato | Deixe sua opinião