Alinhamento estratégico em instituições de ensino a distância
Visualizar/ Abrir
Data
2010Autor
Silva, Mônica Boaventura de Souza e
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
As mais diversas pesquisas apontam para a necessidade de um planejamento estratégico que tem foco na integração e alinhamento entre as áreas de negócios e de tecnologia da informação, definindo essa integração como um dos principais fatores de retorno do investimento e de agregação de valor ao negócio. A essa integração dá-se o nome de alinhamento estratégico de tecnologia da informação, apontada como um dos determinantes do retorno do investimento e de agregação de valor ao negócio. A presente pesquisa propôs avaliar como ocorre o alinhamento estratégico de negócios e de tecnologia da informação. Para tal foi realizado um estudo de múltiplos casos em que se identificou a perspectiva de alinhamento estratégico e o nível de maturidade do alinhamento estratégico entre tecnologia da informação e negócio em três instituições de ensino superior privado na aplicação dos serviços de EAD. A pesquisa pode ser classificada como um estudo de múltiplos casos exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista semi-estruturada, desenvolvida no modelo de avaliação do alinhamento estratégico de Henderson e Venkatraman (1993) e o formulário adaptado a partir do questionário sintético, modelo de maturidade de Luftman (2000). A partir da análise dos dados, pode-se identificar a perspectiva do alinhamento estratégico pela qual cada instituição se orienta, bem como o nível de maturidade do alinhamento estratégico entre a área de TI e as demais áreas de negócio. Os resultados da pesquisa apresentaram elementos que servirão de base para futuros estudos, ressaltando a importância do alinhamento entre as áreas de negócios e de TI para alcançar um desempenho superior a e eficácia organizacional. The various studies show the need for a strategic plan that focuses on integration and alignment between business and information technology, setting this integration as a major factor in return on investment and add value to the business. At this integration gives the name of strategic alignment of information technology, singled out as one of the determinants of return on investment and add value to business. This study aimed to evaluate as it is the strategic alignment of business and information technology. It was conducted a study of multiple cases in which they identified the perspective of strategic alignment and maturity level of strategic alignment between information technology and business in three private higher education institutions in the implementation of distance education services. Research can be classified as a multiple case study exploratory and descriptive, qualitative approach. The instruments of data collection were semi-structured interview conducted with the model to evaluate the strategic alignment of Henderson and Venkatraman (1993) and the form adapted from the questionnaire synthetic maturity model Luftman (2000). From the analysis of data, one can identify the perspective of strategic alignment in which each institution is based, as well as the maturity level of strategic alignment between IT and other business areas. The survey results showed that elements form the basis for future studies, emphasizing the importance of alignment between business and IT to achieve a performance superior to and organizational effectiveness.