Produtos falsificados: valores e motivos de compra
Visualizar/ Abrir
Data
2011Autor
Carvalhaes, Paula Almeida
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
O objetivo proposto, neste estudo, consistiu em analisar os tipos de valores (crença, troca, signo e experiência) presentes nas experiências de compra dos consumidores na aquisição de produtos falsificados e sua correlação com variáveis demográficas (gênero, idade, renda, escolaridade e estado civil). Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário elaborado após levantamento de dados secundários. O questionário envolveu questões relativas aos valores de consumo analisados e às variáveis demográficas. A aplicação do survey aconteceu no segundo semestre de 2011, e, retirando todos os respondentes que não compram produtos falsificados em hipótese algum, da amostra total constaram 376 questionários respondidos válidos, o que foi considerado bastante relevante porque permitiu uma margem de erro global de no máximo 5%. A análise de cluster tomando como base o método K-Means foi utilizada para a apresentação e análise dos dados. Foi verificada a consistência interna de cada um dos grupos de constructos. Para verificar se existe correlação entre os grupos formados e as variáveis de perfil, foi utilizada a técnica CHAID (Chi-Square Automatic Interaction Detector). Os resultados da pesquisa permitiram afirmar que os consumidores fazem a opção por um produto falsificado relacionando suas características demográficas (características individuais e de perfil), as características do produto (preço e atributos), com seu contexto social e situação de compra. No entanto, não há um valor de consumo preponderante, assim como não há uma variável demográfica decisiva para entender o fenômeno do consumo de produtos falsificados em sua complexidade. The proposed objective was to analyze the types of values (belief, exchange, sign and experience) present in the shopping experiences of consumers in the purchase of counterfeit products and their correlation with demographic variables (gender, age, income, education and marital status). For data collection, a questionnaire was developed after data collection side. The questionnaire involved questions relating to consumer values analysis and demographic variables. The application of the survey took place in the second half of 2011, and removing all the respondents who do not buy counterfeit products in any event, the total sample consisted of 376 valid questionnaires, which was considered very important because it allowed a margin of error in global more than 5%. Cluster analysis and based on the Kmeans method was used for the presentation and analysis of data. It was verified the internal consistency of each group of constructs. To check whether a correlation exists between the groups formed and profile variables, we used the technique CHAID (Chi-Square Automatic Interaction Detector). The survey results allow us to affirm that consumers are opting for a fake product listing their demographic characteristics (personal characteristics and profile), product characteristics (price and attributes), in its social context and status of purchase. However, there is an overriding value of consumption, just as there is a demographic variable crucial to understand the phenomenon of the consumption of counterfeit goods in its complexity.