Comportamento estratégico orientado para mercado no contexto de religião: um estudo em diocese no Ceará
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Data
2010Autor
Pinho, Valter de Souza
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O presente trabalho buscou analisar o comportamento estratégico orientado para mercado no contexto de religião. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, além da revisão de literatura. Foram coletados dados por meio de entrevistas em profundidade na Diocese de Crato, estado do Ceará. Foram contempladas as seguintes categorias: bispo, padres, seminaristas, diáconos, ex-padre, ex-seminarista, coordenadores de catequese, educadores, economista, juiz de direito e acadêmicos. As informações obtidas foram submetidas à análise de conteúdo e classificadas de acordo com as dimensões da operação para o mercado (OPM), proposta por Kohli e Jaworski (1990). Os resultados indicam que, entre as dimensões do (OPM), no que se refere a Diocese em estudo, os entrevistados a consideraram uma Igreja Diocesana é lenta, por conta das diversas instâncias sacramentais e da sua estrutura de conselho. Aponta-se também a necessidade de trabalhar uma nova linguagem, mais “agressiva”, alinhado ao planejamento organizacional. Além disso, constatou-se a dimensão da inteligência quando ações são promovidas para disseminação entre as paróquias. Ressaltamos que em algumas delas as ações ocorrem devido ao perfil do administrador paroquial ser mais descentralizador. No que tange à responsividade, será retratada sobre os aspectos dos departamentos da Diocese, bem como os conselhos pastorais e as assembléias pastorais. Conclui-se que sejam positivas as ações entre os fiéis, as foranias e o clero. Entretanto, é importante que se dê atenção aos aspectos da comunicação e da formação de redes. Por fim, com base na dinamicidade e no desempenho, os entrevistados acreditam na necessidade da Diocese trabalhar com posicionamento profissional nas áreas de comunicação e administração. Entretanto, há pouco conhecimento dos leigos a respeito da criação de novos projetos, bem como existe pouca divulgação nos meios de comunicação sobre a análise de projetos passados This study aimed to analyze the strategic behavior of market-oriented in the context of religion. We conducted a qualitative exploratory research, in addition to literature review. Data were collected through in-depth interviews in the Diocese of Crato - Ceara State. We covered the following categories: bishop, priests, seminarians, deacons, ex-priest, exseminarian coordinators of catechesis, educators, economist, judge and academic. The data obtained were submitted to content analysis and classified according to the size of the operation to the market (OPM), proposed by Kohli and Jaworski (1990). The results indicate that among the dimensions (OPM), the Diocese in study, in general, the respondents considered the Church Diocesan slow, due to the several instances sacramentals and also because of its board structure. It is also important to work a new language, more aggressive, aligned with the organizational planning. Moreover, it was found the scale of intelligence when their actions promoted by the spread between the parishes generate actions. We note that in some parishes, administrative actions happen because the parochial manager is more decentralized in their procedures. With respect to responsiveness, it will be portrayed on the aspects of the departments of Diocese, as well as the pastoral councils and pastoral meetings. We found that the actions of the faithful, foran and clergy are positives. However, it is important to give attention to aspects of communication and networking. Finally, the dynamics and performance of the respondents believe in the need of Diocese working with a professional stance in the areas of communication and administration. However, there is little knowledge of lay people about the creation of new projects, as well as little publicity in the media on the analysis of past projects.