Avaliação da aplicação das dimensões do modelo de gestão da qualidade em uma instituição pública
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Data
2012Autor
Silva, Jomara Alves da
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Qualquer instituição que almeja ter bons resultados e atender bem seu público-alvo deve se preocupar em ter uma boa gestão. Com este trabalho, objetivou-se realizar um estudo acerca da adoção do Modelo de Gestão da Qualidade no Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas – IPSEMG, cujas bases foram utilizadas para fazer o diagnóstico preliminar à construção do seu planejamento estratégico. Foi realizada uma avaliação da importância e da efetiva aplicação das dimensões desse modelo de gestão, que são: Liderança; Pessoas; Processos; Sociedade; Público-Alvo; Estratégia; Informação e Conhecimento; e Resultados, na perspectiva dos servidores no IPSEMG. Este trabalho é de caráter descritivo, com uma abordagem que emprega o método: estudo de caso com abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados utilizados foram coletados por meio de um questionário estruturado, respondido por 148 servidores da instituição pesquisada, cuja amostra corresponde a aproximadamente 5% do total de servidores em atividade do Instituto. Os resultados demonstraram que as dimensões do modelo são consideradas importantes pelos servidores, mas não são efetivamente aplicados no Instituto. Os resultados levam à conclusão de se ter uma oportunidade de melhoria na gestão do IPSEMG, que devem ser consideradas na construção do seu planejamento estratégico. Pontos como: necessidade de motivação; capacitação; reconhecimento e melhoria da política remuneratória e das condições de saúde dos servidores; formação dos líderes; definição clara dos objetivos estratégicos e das metas; aperfeiçoamento da comunicação interna e externa; redesenho e otimização de processos; e gestão participativa e transparente foram alguns dos pontos que merecem destaque, necessitam de investimento e são condição para ser possível implantar o Modelo de Gestão da Qualidade e a efetiva melhoria da gestão do IPSEMG. Any institution that aims to have good results and meet your target audience and should be cared for by good management. This search aimed to conduct a study on the adoption of the Model of Quality Management at the Institute of Security of the State of Minas ServersIPSEMG, whose bases were used to make the preliminary diagnostic is to the construction of its strategic planning. The assessment of the importance and dimensions of the effective implementation of this management model, are Leadership, People, Processes, Society, Target Audience, Strategy, Knowledge and Information and results from the perspective of IPSEMG servers. This work is a descriptive approach with a method that employs the case study with quantitative and qualitative approach. The data used in this study were collected through a questionnaire that was answered by the institution surveyed 148servers, which sample corresponds to approximately 5% of all servers in the Institute activity. The results showed that the dimensions of this model are considered important by the servers, but are not effectively applied to day in the Institute. This result leads to the conclusion that should have an opportunity to improve the management of IPSEMG, which should be considered in building their strategic planning. Points as the need for motivation, training, recognition and remuneration policy and improving the health of servers, training of leaders, clear definition of strategic objectives and targets, improvement of internal and external communication, redesign and optimization of processes, participative management and transparent were some points that de serve attention and need investment and area condition for being able to deploy the Model Quality Management and improvement of management IPSEMG.