Avaliação da escala consumer styles inventory (CSI) no universo feminino adulto mineiro
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Data
2012Autor
Oliveira, Julia Vieira Bello de
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Mostrar registro completoResumo
O intuito deste estudo é a avaliação e a validação da escala Consumer Styles Inventory (CSI), criada pelos americanos Sproles e Kendall em 1986, e que já foi replicada em inúmeros países. Esta pesquisa investigou os estilos de tomada de decisão das consumidoras adultas, já que as mulheres ainda são alvo de poucos estudos, apesar de influenciarem a maior parte das decisões de compra feitas no Brasil. A teoria que serviu de base para este trabalho incluiu a sociologia do consumo, o comportamento do consumidor e o processo decisório de compra com as suas variáveis influenciadoras, tipos de tomada de decisão e solução de problemas. Também foram tratados os estilos de tomada de decisão e o CSI, tanto no contexto do público geral quanto das consumidoras. Baseados em uma amostra de 513 mulheres, entre 21 e 59 anos, moradoras de Minas Gerais, os dados foram submetidos à Análise Fatorial Exploratória. Os resultados indicam a validação de todos os fatores da escala original mais a geração de um novo fator que se desmembrou de um já existente, assim como algumas exclusões de sentenças. Foram estabelecidas comparações entre o comportamento das mulheres solteiras e casadas, a partir de uma nova solução fatorial pelo estado civil da amostra. Os mesmos nove fatores foram encontrados com índices satisfatórios e as mesmas frases foram excluídas. Para as solteiras a análise explicou 62,7% da variância total e para as casadas a explicação total foi de 64,8%. The purpose of this study is the process of evaluation and validation of the scale Consumer Styles Inventory (CSI), created by the Americans Sproles and Kendall in 1986, and has already been replicated in many countries. This research investigated the decision-making styles of female adult consumers, since women are still the subject of few studies, although they have an influence in most of the purchase decisions made in this country. The theory that formed the basis for this study included the sociology of consumption, consumer behavior and purchasing decision-making process with its influential variables, types of decision making and problem solving. Were also treated the styles of decision making and CSI, both in the context of consumers in general and women consumer’s specifically. According to a sample of 513 women between 21 and 59 years, living in Minas Gerais, data were submitted to exploratory factor analysis. The results show the validation of all factors of the original scale plus the generation of a new factor that had broken off from an existing one, as some exclusions sentences. Comparisons were established between the behavior of single and married women, from a new factor solution of the sample by marital status. The same nine factors were found with good indicators and the same phrases were excluded. For single analysis explained 62.7% of total variance and the explanation for the total married was 64.8%.