Estratégia e gestão do conhecimento: estudo de caso no SENAR Minas
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Data
2011Autor
Pascoal, Aluízio Armando Guimarães
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Diante de um cenário mundial caracterizado por muitas mudanças, esta pesquisa descritiva baseada em estudo de caso de uma empresa prestadora de serviços – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Administração Regional de Minas Gerais – SENAR, teve como objetivo geral de analisar como se configura a estratégia de gestão do conhecimento na organização sob a perspectiva de seus funcionários. Especificamente, pretendeu-se descrever a população pesquisada segundo os dados demográficos, analisar a estratégia de gestão do conhecimento de uma unidade do SENAR Minas, segundo modelo de Oliveira, M. (2004), sob o enfoque ocupacional dos funcionários. Para a realização deste trabalho, replicou-se o modelo de teste proposto por Oliveira, M. (2004), composto por 09 indicadores sobre gestão do conhecimento: (1)Transferência de conhecimento de uma pessoa para outra; (2)Treinamentos aplicados na empresa; (3)Fontes externas de conhecimento utilizadas pela empresa; (4)Tipos de soluções (produtos e serviços) fornecidas aos clientes pela empresa; (5)Armazenagem do conhecimento da empresa; (6)Sistemas de identificação do conhecimento na empresa; (7)Tipos de reuniões realizadas na empresa; (8)Sistema de remuneração da empresa para incentivar a troca de conhecimento e (9)Transmissão de conhecimento adquirido em cursos e seminários externos a outras pessoas da empresa, considerando que foram adicionados a estes, alguns dados de ordem demográficos, com o propósito de enriquecer as análises. Os principais resultados apontaram para a predominância da utilização da estratégia de conhecimento chamada “codificação” na empresa, ainda que, em geral, os resultados mostrem que o percentual quanto à estratégia da “personalização” também sejam razoáveis. Pode-se concluir que, neste caso estudado, a empresa atende, em parte, a proporção ideal de 20% a 80% sugerida pelos autores da teoria da “codificação” e “personalização”, uma vez que há, segundo a visão dos participantes, fortes indícios de equilíbrio entre ambas as estratégias. Para os gestores da organização, este estudo contribui para uma reflexão à discussão quanto ao tema gestão do conhecimento e seu foco estratégico. Além disso, este trabalho pode proporcionar novas e variadas possibilidades de aprofundamento dos estudos na própria empresa pesquisada ou em outras, ainda que em outros ramos de atividades. Ahead of a world-wide scene characterized by many changes, this descriptive research based in a case study of a rendering company of services - the National Service of Agricultural Learning, Regional Administration of Minas Gerais - SENAR, have had as general purpose to analyze how it configures the strategy of knowledge management in the organization under the perspective of its employees. Specifically, it was intended to describe the searched population according to its demographic data, to analyze the strategy of knowledge management of a SENAR Minas´s unit, according to the Oliveira, M. (2004)´s model, under the occupational approach of the employees. For its accomplishment, the model of test considered by Oliveira, M. (2004) was replicated, composed by 09 pointers on knowledge management: (1) Transference of knowledge of a person to another one; (2) Training applied in the company; (3) External sources of knowledge used by the company; (4) Types of solutions (products and services) supplied to the company´s customers; (5) Storage of the company´s knowledge; (6) Systems of company´s knowledge identification; (7) Types of meetings carried through in the company; (8) Company´s remuneration system to stimulate the exchange of knowledge and (9) Transmission of knowledge acquired in external courses and seminaries to other company´s people, considering that, some demographic data order had been added to these, with the intention to enrich the analyses. The main results have pointed to the predominance of the use of the strategy of knowledge named “codification” in the company, despite, generally, the results also showed that the “personalization´s” strategy percentage are reasonable. It can be concluded that, in this studied case, in part, the company takes care of the ideal ratio of 20%/80% suggested by the “codification” and “personalization” theory´s authors once that has, according to the vision of the participants, strong indications of balance between both strategies. For the organization´s managers this study has contributed for a reflection to the quarrel how much to the subject management of the knowledge and its strategical focus. Moreover, this work may provide some new and varied possibilities for deepening studies in the proper searched company or even some others, despite of diferent branches of activities.