Extensão universitária: proposição e validação de um instrumento de avaliação da percepção dos discentes
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Data
2012Autor
Barbosa, Valeska Cristina
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As universidades brasileiras são caracterizadas constitucionalmente por três dimensões indissociáveis: o ensino, a pesquisa e a extensão. Em seu desenvolvimento, foi fortemente influenciada por três movimentos: das Universidades populares, do modelo de extensão norte-americano e do Manifesto de Córdoba. Este último foi influenciado pelos discentes, que é o protagonista neste trabalho, que buscou desenvolver um instrumento para avaliação de sua percepção com relação à extensão universitária na UFMG, a partir de suas políticas, ações e diretrizes. Para identificação dessas características da extensão na UFMG, utilizaram-se dados e informações produzidos nesta instituição, o que nos permitiu identificar nove construtos: 1) Acesso e participação; 2) Comunicação e informação; 3) Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; 4) Impacto e transformação; 5) Interdisciplinaridade e interação dialógica; 6) Impacto na formação; 7) Integralização curricular; 8) Orientação e acompanhamento; 9) Seleção e contribuições das bolsas de extensão. A partir desses construtos, foi desenvolvido o formulário de pesquisa, que utilizou a coleta de dados não probabilísticos. Nesse formulário, uma das questões foi dissertativa e, questionava a opinião dos respondentes sobre o que é extensão universitária e, foi analisada pela técnica de análise de conteúdo. Nas questões que permitiam a análise quantitativa, os itens do questionário foram validados pela análise fatorial e, concomitantemente, determinou-se o coeficiente a-Cronbach dos construtos para estimar a confiabilidade de consistência interna, utilizando-se o método dos componentes principais com rotação oblimin e normalização Kaiser, que verificou a adequação da amostragem, o que foi confirmado com o teste de esfericidade de Bartlett. Posteriormente, aplicou-se a análise de variância para comparação das percepções por construtos em relação às características sociodemográficas, verificou-se uma diferença, confirmada pelo teste de Bonferroni, sobre o construto de acesso e participação em relação ao tempo de estudo dos respondentes. Por fim, percebeu-se no contexto da pesquisa realizada que, os aspectos negativos referiram-se ao acesso, à participação e à informação dos discentes sobre a extensão universitária e, os aspectos positivos referiram-se ao construto formação acadêmica. The Brazilian universities are constitutionally characterized by three inseparable dimensions: teaching, research and extension. In its development, it was strongly influenced by three movements: 1) Popular Universities, 2) the American Movement and 3) the Manifesto of Córdoba. The latter was influenced by the students, which is an actor in this work, which focused on developing a tool for assessment on its perception in relation to university extension at UFMG, since its policies, guidelines and actions. To identify the characteristics of extension at UFMG, we used secondary data originated in this institution, which allowed us to identify nine constructs: 1) Access and participation, 2) Communication and information, 3) inseparability of teaching, research and extension; 4) Impact and transformation; 5) Interdisciplinary and dialogic interaction; 6) Impact on formation; 7) Course completion; 8) Guidance and monitoring; 9) Selection and contribution for extension scholarship. From these constructs, we developed the survey form, in which we obtained non probabilistic data. In this form, there was an essay questions, which argued the opinion of respondents about what is university extension. Such opinion was analyzed by the technique of content analysis. In questions that permitted the quantitative analysis of the questionnaire items, they were validated by factor analysis and, concomitantly, we determined the coefficient of a-Cronbach-constructs to estimate the internal consistency reliability, using the method of main components with oblimin rotation and Kaiser normalization, which verified the adequacy of sampling, confirmed with Bartlett's test of sphericity. Subsequently, it was applied the analysis of variance to compare the perceptions of constructs in terms of socio demographic characteristics. There was a difference, confirmed by the Bonferroni test on the construct of access and participation in relation to the time of study respondents. The negative aspects highlighted by the survey referred to the access for the constructs, the participation and the students’ information about university extension. The positive aspects perceived realized relate to the construct academic concerning to academic formation.