Apoio tecnológico à estratégia organizacional: fatores para o sucesso no uso do business intelligence
Visualizar/ Abrir
Data
2010Autor
Gomes, João Augusto Mescua
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
A formulação da estratégia organizacional para criação de valor e o uso de ferramentas de TI alinhadas aos objetivos de longo prazo são indispensáveis para as empresas obterem sucesso nos negócios. Este trabalho qualitativo e exploratório faz um estudo de caso comparatório dos fatores críticos de sucesso do Business Intelligence (BI) como apoio à estratégia organizacional. Para a identificação desses fatores, foram entrevistados seis analistas de negócio especializados em BI e se utilizou como pilar teórico o TAM, modelo de aceitação de tecnologia que é amplamente aplicado em estudos que envolvem a perceção de usuários sobre soluções de TI. Este estudo conta com conceitos de estratégia, alinhamento estratégico, sistemas de informações, qualidade das informações, BI e analistas de negócios, buscando relacionar o referencial teórico com o cotidiano dos entrevistados. As informações obtidas das entrevistas foram agrupadas por consultoria para, posteriormente, cruzar os dados e associar o estudo comparativo com os fatores críticos de sucesso da perspectiva dos profissionais. A crença de que o BI é uma das formas mais usadas pelas organizações para alcançar objetivos estratégicos é contestada na análise das entrevistas. O trabalho identificou os seguintes itens como fatores necessários ao sucesso do BI: aquisição da ferramenta e levantamento de requisitos priorizando a utilidade, desenvolvimento de documentos analíticos visando a facilidade, sistemas transacionais com dados de qualidade, patrocinador influente e motivador para a adoção do BI, especialistas técnicos e de negócios comprometidos e recursos suficientes para a realização do projeto. Os principais desafios identificados para o BI foram: conscientizar a associação da ferramenta tecnológica como apoio à estratégia organizacional e ao processo decisório, atender as necessidades da empresa e usar indicadores globais em âmbito corporativo. The specification of organizational strategy to create value and the usage of IT tools aligned with long term objectives are indispensable features to companies get success in the business world.. This qualitative and exploratory work is a comparative case study of success critical factors for BI (Business Intelligence) as an organizational strategic support. Six business analysts specialized in BI were interviewed using the Tecnology Model Acceptance – TAM to discover those factors according to users’ perception about IT solutions. This study has concepts of strategic, strategic alignment, information systems, data quality, BI and business analysts to associate them with interviewees routine. The information was grouped by consulting and then they were crossed to develop data analysis and conclusion sections. The belief of BI is one of the main ways used by organizations to reach strategic objectives was questioned by the analysis of the interviews. The following factors were identified as crucial to BI’s success: acquisition of BI and lifting requirements prioritizing utility, development of analytical documents for ease of use, transactional systems with data quality, influential and motivator sponsor for the adoption of BI, business and technical experts and resources committed to the achievement of the project. The main challenges for BI were: aware the association between BI, organizational strategy and decision process, meet business needs and use global indicators widely across the corporation.