Educação profissional e absorção no mercado de trabalho: um estudo com egressos do curso Técnico em Metalurgia do IFMG
Visualizar/ Abrir
Data
2012Autor
Alves, Clarice do Rosário da Rocha
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
A pesquisa buscou analisar as percepções dos egressos no contexto das expectativas profissionais, em relação à qualidade do ensino na formação técnica. Objetivou analisar, também, as relações entre formação discente e absorção de egressos pelo mercado de trabalho, dentro das diretrizes estabelecidas pelas políticas atuais de Educação Profissional. A investigação situou a educação profissional em relação aos seguintes aspectos: percurso histórico, educação profissional no contexto do capitalismo, mercado de trabalho e empregabilidade, ensino noturno, reforma do ensino médio e profissional, mundo do trabalho e do conhecimento. Foram abordados alguns estudos sobre egressos do ensino técnico, no contexto educação e trabalho. O estudo foi realizado no IFMG - Campus Ouro Preto, e teve como sujeitos os egressos do Curso Técnico em Metalurgia, modalidade subsequente, oferecido no turno noturno. A investigação foi realizada por meio de uma pesquisa documental e de campo. Primeiramente, foi realizada uma análise documental, com o propósito de caracterizar o ensino ministrado pela instituição, nos cursos técnicos subsequentes, e de fornecer subsídios para maior compreensão da formação recebida pelos egressos. Na sequência, foram aplicados questionários como instrumento de coleta de dados. Os resultados obtidos evidenciaram a boa qualidade do curso em que os egressos se formaram e a necessidade de se fazer o acompanhamento deles. This study aimed at analyzing graduated students’ perceptions, especially the context of professional expectancies in relation to teaching quality in the technical education. The research also investigated the relationship between students’ education and graduated students’ incorporation in the labor market, considering the guidelines established by the current professional education policies. The investigation intends to show professional education considering the following issues: historical trajectory, professional education in the capitalism context, labor market and employability, night school, rethinking of secondary school and professional education, world of work and knowledge. As a theoretical background the research presents some studies about graduated students from technical education in the scenario of education and work. The study took place at IFMG – Campus Ouro Preto and had as participants graduated students from the Technical Course of Metallurgy, subsequent mode offered at night. The investigation was carried out through a documental and Field research divided in two stages. In the first one, it was done a documental analyzes, which aimed at characterizing the teaching offered by the above mentioned institution, in the technical courses from the subsequent mode and providing reflections for a better understanding of the graduated students’ education at IFMG – Campus Ouro Preto. In the last stage, questionnaires were applied as data collection instrument. The Results obtained show the good quality of the course the graduated students attended.