Gestão do conhecimento e alinhamento estratégico da tecnologia da informação: análise da percepção dos gestores de uma empresa do setor farmacêutico
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Data
2013Autor
Camargo, Júlio César
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O estudo sobre os processos da gestão do conhecimento (GC) dentro das organizações tem se tornado cada vez mais evidente, ao mesmo tempo que o estudo sobre o alinhamento estratégico da Tecnologia da Informação (TI). A gestão do conhecimento auxilia organizações na utilização do conhecimento como um ativo que promove o desenvolvimento e, portanto, entende-se que os resultados da GC devem ser diretamente relacionados ao desempenho organizacional (CARVALHO, 2003). Por sua vez, a falta do alinhamento estratégico da TI tem sido apontada por pesquisas como a razão do insucesso das empresas em relação ao cumprimento de seus objetivos, devido aos investimentos realizados em TI (HENDERSON; VENKATRAMAN, 1993; REZENDE; ABREU, 2002; BRODBECK et al., 2005). Portanto, o objetivo deste trabalho foi de verificar a percepção dos gestores das áreas de Negócio e de TI em relação aos processos de gestão do conhecimento e do alinhamento estratégico da TI, com foco no desempenho organizacional. Utilizouse como base para esta pesquisa o modelo e o instrumento de pesquisa de GC de Terra (2000), o modelo e o instrumento de pesquisa de Alinhamento Estratégico da TI de Luftman (2000) e o instrumento de pesquisa de Desempenho organizacional de Prybutok e Spink (1999). O estudo de caso foi realizado em uma empresa do setor de varejo farmacêutico e classificado, portanto, como descritivo. Os resultados apontam que há uma distinção significativa entre as percepções dos gestores das áreas de Negócio e de TI em relação à GC e ao Alinhamento Estratégico da TI, apesar de os gestores das duas áreas concordarem com o bom desempenho da empresa no mercado. Os resultados também indicam que a dimensão Estrutura Organizacional, relacionada à GC, e a dimensão Comunicação, relacionada ao Alinhamento Estratégico da TI, configuram-se como fatores críticos para a empresa investigada. The study about the processes of knowledge management (KM) inside the organizations has become increasingly evident, at the same time of that of the study about strategic alignment of Information Technology (IT). The knowledge management helps organizations in the usage of knowledge as an active that promotes the development and, therefore, it’s understood that the results of KM must be directly related to the organizational performance (CARVALHO, 2003). On the other hand, the lack of strategic alignment of IT has been pointed by researches as the reason for the non-success of companies in relation to the accomplishment of its objectives, given the investments made on IT (HENDERSON; VENKATRAMAN, 1993; REZENDE; ABREU, 2002; BRODBECK et al., 2005). Therefore, the objective of this work is to verify the perception of the managers of Business and IT areas in relation to the knowledge management processes and to the strategic alignment of the IT, with focus on the organizational performance. It was used as base for this research the model and the instrument of research of KM from Terra (2000), the model and the instrument of research of strategic Alignment of IT from Luftman (2000), and the organizational Performance instrument of research from Prybutok and Spink (1999). The study of case was realized in a company from the pharmaceutical retail sector and labeled, therefore, as descriptive. The results point that there is a meaningful distinction between the perception of managers from the Business and IT areas in relation to the KM and to the strategic alignment of IT, although the managers of both areas agreeing with the good performance of the company in the market. The results also indicate that the dimension Organizational Structure, related to the KM and the Communication dimension, related to the strategic alignment of IT configure themselves as critical for the company investigated.