A percepção de qualidade em dois hospitais certificados no Estado de Minas Gerais
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Data
2013Autor
Neiva, Tarcísio Dayrell
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Guiadas pela missão de recuperar a saúde dos pacientes, as organizações
hospitalares buscam a permanente melhoria da qualidade da gestão pela
integração harmônica de suas áreas organizacionais. Desta forma, a partir de
uma visão estratégica focada na eficácia do atendimento, têm procurado atuar
pautando-se na eficiência e eficácia organizacional, utilizando abordagens e
ferramentas de qualidade nos processos de planejamento e gestão de pessoas –
seu grande diferencial competitivo. Assim, o presente estudo aborda a qualidade
dos serviços prestados pelos hospitais certificados, tanto na percepção dos
gestores como dos pacientes, segundo dados e informações obtidos na pesquisa
realizada nos seguintes hospitais do Estado de Minas Gerais: Hospital Felício
Rocho e Hospital Arnaldo Gavazza Filho. Tal pesquisa apoiou-se na premissa
básica de que a qualidade dos serviços hospitalares fundamenta-se no
entrelaçamento destas duas vertentes: a eficiência dos gestores e a satisfação
dos clientes, tendo como suporte a importância do investimento na gestão de
pessoas, com vistas à permanente melhoria da qualidade do atendimento, aqui
tratada a partir dos processos de gestão da qualidade como a NBR ISO
9001:2008 e a acreditação, processos de qualidade que seguem normas de
padrão internacional, e que, na prática hospitalar, envolvem funcionários,
médicos, enfermeiros, fornecedores e colaboradores. Ao final deste estudo,
concluiu-se que tais processos de gestão de qualidade contribuíram para a
melhoria contínua do atendimento nos hospitais pesquisados, resultando,
consequentemente, na satisfação dos clientes.