dc.contributor.advisor | Kilimnik, Zélia Miranda | |
dc.contributor.author | Araújo, Juliana Milhorato de | |
dc.date.accessioned | 2020-03-23T17:41:23Z | |
dc.date.available | 2020-03-23T17:41:23Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/359 | |
dc.description.abstract | O termo competência é muito utilizado no senso comum para definir aquela
pessoa que faz algo bem feito. No meio científico, embora o conceito tenha
sofrido variações, de acordo com o contexto histórico, atualmente há um
consenso de que a definição parte do conjunto de conhecimentos, habilidades
e atitudes atrelado à capacidade de entrega e de gerar resultados efetivos.
Nesta pesquisa, considerou-se a definição de Sant’Anna (2002) que aborda o
tema como um conjunto de características que permitem ao indivíduo resolver
problemas em situações concretas. Assim, o objetivo deste trabalho foi verificar
de que forma as competências definidas pela presidência de uma empresa de
TI correspondem ao grau em que os gestores as detêm e como estes as
mobilizam em suas atividades. A opção por gestores como público-alvo se
justifica pelo fato de serem eles os que se responsabilizarão por contribuir para
o desenvolvimento das demais pessoas da organização. Partiu-se da lista de
quinze competências individuais requeridas, elencada por Sant’Anna (2002),
para a elaboração do questionário utilizado, além de uma entrevista
semiestrutura. Encontrou-se como resultado que, dentre as competências mais
demandadas pela presidência, a capacidade de comprometer-se com os
objetivos da organização é a que os gestores mais têm desenvolvida ao
contrário de capacidade de gerar resultados efetivos, destacando-se como a
que eles detêm em menor grau. Os gestores aplicam as competências de
acordo com as particularidades de cada cargo e área e, por vezes, as mesmas
não são colocadas em prática da forma devida, o que pode ser atribuído à falta
de um adequado suporte pela empresa. | pt_BR |
dc.description.abstract | The term competence is widely used to define a person that does something
right. In the scientific community, although the concept has suffered variations,
according to the historic context there is a current understanding that this
definition is part of a set of knowledge, skills and attitudes linked to the ability to
generate and deliver effective results. This research considered the definition
given by Sant’Anna (2002), which addresses the topic as a set of characteristics
that allow an individual to solve problems in specific situations. Thus, the
purpose of this research was to verify how competences defined by the
president of an IT company correspond to the degree to which managers hold
them and how these competencies affect their activities. The option for
managers as the target audience is justified by the fact that they are the ones
responsible for contributing to the development of others in the organization.
The research utilized a questionnaire based on a list of fifteen individual
required competencies, generated by Sant’Anna (2002), as well as a semi
structured interview. It was found that, among the most demanded
competencies by the President, the ability to commit to the organization’s goals
is the one most developed by managers, unlike the competence to generate
effective results, which showed to be the skill that managers hold to a lesser
extent. Managers apply skills according to the particularities of each position
and department and sometimes they are not put into practice properly what
could be related to a lack of adequate support by the company. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Desempenho | pt_BR |
dc.subject | Pessoal - Avaliação | pt_BR |
dc.title | Competências demandadas versus competências tidas por gestores da área de TI: um estudo de caso de uma empresa de minas gerais | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Empresariais | pt_BR |