• Entrar
    Ver item 
    •   Repositório Institucional - FUMEC
    • FUMEC
    • FACE
    • Programa de Doutorado e Mestrado em Administração
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Repositório Institucional - FUMEC
    • FUMEC
    • FACE
    • Programa de Doutorado e Mestrado em Administração
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Competências demandadas versus competências tidas por gestores da área de TI: um estudo de caso de uma empresa de minas gerais

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Mestrado em Administração FUMEC 2013 (4.680Mb)
    Data
    2013
    Autor
    Araújo, Juliana Milhorato de
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O termo competência é muito utilizado no senso comum para definir aquela pessoa que faz algo bem feito. No meio científico, embora o conceito tenha sofrido variações, de acordo com o contexto histórico, atualmente há um consenso de que a definição parte do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes atrelado à capacidade de entrega e de gerar resultados efetivos. Nesta pesquisa, considerou-se a definição de Sant’Anna (2002) que aborda o tema como um conjunto de características que permitem ao indivíduo resolver problemas em situações concretas. Assim, o objetivo deste trabalho foi verificar de que forma as competências definidas pela presidência de uma empresa de TI correspondem ao grau em que os gestores as detêm e como estes as mobilizam em suas atividades. A opção por gestores como público-alvo se justifica pelo fato de serem eles os que se responsabilizarão por contribuir para o desenvolvimento das demais pessoas da organização. Partiu-se da lista de quinze competências individuais requeridas, elencada por Sant’Anna (2002), para a elaboração do questionário utilizado, além de uma entrevista semiestrutura. Encontrou-se como resultado que, dentre as competências mais demandadas pela presidência, a capacidade de comprometer-se com os objetivos da organização é a que os gestores mais têm desenvolvida ao contrário de capacidade de gerar resultados efetivos, destacando-se como a que eles detêm em menor grau. Os gestores aplicam as competências de acordo com as particularidades de cada cargo e área e, por vezes, as mesmas não são colocadas em prática da forma devida, o que pode ser atribuído à falta de um adequado suporte pela empresa.
     
    The term competence is widely used to define a person that does something right. In the scientific community, although the concept has suffered variations, according to the historic context there is a current understanding that this definition is part of a set of knowledge, skills and attitudes linked to the ability to generate and deliver effective results. This research considered the definition given by Sant’Anna (2002), which addresses the topic as a set of characteristics that allow an individual to solve problems in specific situations. Thus, the purpose of this research was to verify how competences defined by the president of an IT company correspond to the degree to which managers hold them and how these competencies affect their activities. The option for managers as the target audience is justified by the fact that they are the ones responsible for contributing to the development of others in the organization. The research utilized a questionnaire based on a list of fifteen individual required competencies, generated by Sant’Anna (2002), as well as a semi structured interview. It was found that, among the most demanded competencies by the President, the ability to commit to the organization’s goals is the one most developed by managers, unlike the competence to generate effective results, which showed to be the skill that managers hold to a lesser extent. Managers apply skills according to the particularities of each position and department and sometimes they are not put into practice properly what could be related to a lack of adequate support by the company.
     
    URI
    https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/359
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.Collections
    • Dissertações

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Entre em contato | Deixe sua opinião