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    Aquisição de conhecimento em gestão, vantagem competitiva e performance: uma análise sob a ótica da teoria da vantagem de recursos (R-A theory)

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    Mestrado em Administração FUMEC 2014 (3.181Mb)
    Data
    2014
    Autor
    Fonseca, Rafael Tunes
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
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    Resumo
    Este trabalho buscou pesquisar se a aquisição de conhecimento em gestão pela empresa, como recurso, configura-se como uma vantagem para o negócio. E se, posteriormente, esta vantagem conduziu ou não a uma performance superior da empresa. Ao adquirir conhecimentos específicos em gestão o empresário da micro e pequena empresa busca resolver questões relacionadas às seguintes áreas de gestão: marketing, recursos humanos, finanças, logística, inovação, design, compras, legislação e tributos. A empresa pretende, ao resolver questões operacionais e de performance, diferenciar-se das concorrentes, promovendo sua sobrevivência e posicionamento no mercado. Para que o objetivo fosse alcançado, realizou-se uma revisão teórica sobre estratégia empresarial, estratégia nas MPEs e estratégia de marketing. Posteriormente, realizou-se também uma revisão sobre os conceitos de vantagem competitiva, vantagem competitiva sustentável e visão baseada em recursos. Finalmente, a partir da análise dos tipos de conhecimento adquiridos pela empresa e como o seu dirigente identificou a efetividade ou não dos mesmos, o trabalho considerou a inclusão da R-A theory, e seus conceitos de vantagem comparativa, vantagem competitiva e performance superior para compreensão do fenômeno. Para a pesquisa foram formuladas 18 hipóteses, sendo que sete delas foram suportadas em relação à descrição de recursos da premissa P.6 da R-A theory: i) financeiro, ii) físico, iii) legal, iv) humano, v) organizacional, vi) informacional e vii) relacional. As outras 11 hipóteses foram relacionadas ao conceito de VRIO sendo que quatro não foram suportadas e sete foram. Concluiu-se que conhecimento em gestão, como recurso, conduz à performance superior. Evidenciou-se a possibilidade de operacionalização em conjunto da VBR e R-A theory de Hunt. Ambas possuem estruturas complementares que foram articuladas para um modelo prático de pesquisa sobre desempenho empresarial. Assim, Ao final desse trabalho observou-se que para a estratégia do negócio, há esforços para a construção de estratégias e marketing nas MPEs que passam pela obtenção de recursos que as deixariam mais competitivas.
     
    This study aimed to investigate if the acquisition of knowledge management by the company as a resource, has conducted or not to an advantage for the business. And if later, this advantage has led or not the superior performance of the company. By acquiring expertise in managing the business of micro and small business seeks to solve issues related to the following management areas: marketing, human resources, finance, logistics, innovation, design, procurement, legislation and taxes. The company intends to address operational and performance issues, differentiating themselves from competitors by promoting their survival and market position. For the goal was reached there was a theoretical review of business strategy, strategy in small enterprises and marketing strategy. Later, also has conducted a review of the concepts of competitive advantage, sustainable competitive advantage and resource-based view. Finally, from the analysis of the types of knowledge acquired by the company and how its leader identified the effectiveness or not of the same, the work considered the inclusion of RA theory, and concepts of comparative advantage, competitive advantage and superior performance for understanding phenomenon. For this research 18 hypotheses were formulated and seven of them were supported in relation to the resource’s description of P.6 premise of the RA theory: i) financial, ii) physical, iii) legal, iv) human, v) organizational, vi) informational and vii) relational. The other 11 hypoteses were related to the concept of VRIO of which four were not supported and seven were. It was concluded that management knowledge as a resource, leads to superior performance. It was shown the possibility of operation in conjunction: RBV and RA theory of Hunt. Both have complementary structures that were articulated to a practical model of research on business performance. Thus, the end of this work it was observed that for the business strategy, there are efforts to build strategies and marketing in small business passing by obtaining resources that would leave them more competitive.
     
    URI
    https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/368
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.Collections
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