As teorias e as estratégias de persuasão no contexto da comunicação de marketing
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Data
2019Autor
Araújo, Lucas Coimbra de
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Considerando que a persuasão é uma das mais imponentes estratégias humanas relacionadas ao comportamento cerebral, e que o seu estudo é de extrema importância, já que com ela é possível destacar diversos aspectos de influência social que, por sua vez, são evidenciados pela persuasão na comunicação, o destaque do respectivo projeto, portanto, está no fato de rever e agrupar os conceitos de persuasão presentes na literatura acadêmica até o presente momento, buscando, em estudos de diversas áreas, os conceitos que intencionam esta prática, com atenção especial para a publicidade e a propaganda, nas quais eles são bem evidenciados. Logo, esta pesquisa se atém a investigar quais teorias e estratégias de persuasão retratadas academicamente se apresentam no contexto atual da comunicação de marketing produzida pelas agências de publicidade e propaganda, permitindo que se faça um panorama de quais delas se aplicam às mídias tradicionais e às digitais, e quais apresentam os melhores resultados na perspectiva dos profissionais envolvidos. Através de um estudo feito com entrevistas a publicitários brasileiros, que residem tanto no país quanto no exterior, intenciona-se avaliar pelas opiniões destes profissionais que eram das áreas de planejamento de comunicação e criação publicitária, o que se mantém e o que se tem de novo quanto à aplicabilidade e prática da persuasão na comunicação de marketing. Tentando colaborar com o desenvolvimento de novos estudos sobre o assunto, através de uma dicotomia positivista e interpretativa, e seguindo uma tendência metodológica de caráter descritivo e de cunho qualitativo, a presente pesquisa visa encontrar resultados mais fidedignos do que de fato representa a prática da persuasão dentro da publicidade e propaganda na contemporaneidade. Os relatos dos 18 profissionais da área, e a análise de conteúdo de suas entrevistas, com a apresentação descritiva de seus resultados, visa contribuir para com a produção sobre o tema, assim como para com o mercado publicitário, colaborando com a indústria da propaganda, na medida em que os conhecimentos teóricos e as opiniões dos profissionais da área possibilitam um debate sobre a aplicabilidade das teorias e estratégias de persuasão no contexto presente, que vão além deste trabalho e instigam que em futuras discussões se tenha novas perspectivas da persuasão na comunicação. Considering that persuasion is one of the most imposing human strategies related to cerebral behavior, and that its study is of extreme importance, since with it it is possible to highlight several aspects of social influence which, in turn, are evidenced by persuasion in communication , the highlight of the respective project, therefore, is to review and group the concepts of persuasion present in the academic literature up to the present moment, seeking, in studies of several areas, the concepts that intend this practice, with special attention to publicity and propaganda, in which they are well-evidenced. Therefore, the research that investigates which theories and persuasion strategies portrayed academically that presents the current context of marketing communication produced by advertising agencies, for providing reports from experts in the field, allows an overview that applies to traditional and digital medias that presents the best results from the perspective of the professionals involved. Through plenty, study cases with Brazilian advertisers residing in Brazil or abroad to evaluate through the communication planning and advertising creation open opinion what sustained and what it's new regarding the applicability and practice of persuasion in marketing communication. Trying to collaborate with the development of new studies about this subject, through a positivist and interpretative dichotomy, and following a methodological tendency of descriptive and qualitative character, this research along with specialists’ opinions to find the most accurate results that in fact represents the practice of persuasion within the publicity and advertising contemporary world. The reports of the 18 professionals of this area and the contend analysis of their interviews with descriptive presentation of their results finally aims the contribution of the creation of this theme as for the advertising market, collaborating with the advertising industry as the theorical knowledge and the experts opinion make possible the debate on the applicability of theories and strategies of persuasion in the current context that goes beyond this project and instigate that in future discussion there are new perspective of persuasion in communication.