Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKilimnik, Zélia Miranda
dc.contributor.authorCorrêa, Maria Lúcia Rodrigues
dc.date.accessioned2020-05-05T10:33:15Z
dc.date.available2020-05-05T10:33:15Z
dc.date.issued2010
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/427
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo analisar transições de carreiras, assim como identificar as novas competências e estratégias de carreiras na transição de profissionais e gerentes para a docência e para o ambiente acadêmico. Pretendeu-se analisar os desafios com que gerentes e profissionais se defrontam ao ingressar no ambiente acadêmico, no que se refere a novas competências e estratégias de carreira, tendo como referência estudos realizados por Simendinger et al (2000) e por Duberley, Cohen e Leeson (2007). A abordagem da pesquisa, predominantemente qualitativa e baseada em entrevistas e grupos de foco, envolveu 50 profissionais em transição de carreira. Foi realizada análise de conteúdo das entrevistas, a partir de categorias previamente definidas, assim como foram elaborados dez estudos de caso, de acordo com um conjunto mais específico de dimensões, incluindo aquelas que emergiram no decorrer do estudo. Os resultados indicam que há uma boa receptividade por parte dos alunos e das coordenações de curso, em relação ao gerente docente, sinalizando uma bem sucedida transição de carreira, apesar das dificuldades iniciais, dada a necessidade de se conciliar a docência com as demandas do trabalho nas empresas. O “começar a dar aulas”, que ocorre geralmente por meio da rede de relacionamentos e, em alguns casos, de forma quase acidental, não planejada, acaba se configurando como uma interessante opção de trabalho. As seguintes competências foram apontadas como tendo que ser desenvolvidas para se realizar uma bem sucedida transição: conhecimento; didática, capacidade de planejamento; habilidade para se comunicar e relacionar com as pessoas, assim como para lidar com a diversidade; uso de linguagem adequada; capacidade argumentativa e autoconfiança; determinação de estar sempre se reciclando; disciplina; preocupação com qualidade, flexibilidade e tolerância, indicando assim a necessidade de se mobilizarem competências cognitivas, funcionais, comportamentais, éticas e políticas. Os resultados revelam, também, a expectativa desse profissional no que se refere a melhorar sua qualidade de vida, assim como de equilibrar as demandas da carreira com a vida pessoal e familiar. Na percepção dos pesquisados tal expectativa se concretiza, apesar de a atividade docente apresentar certas peculiaridades, tais como levar trabalho para casa nos finais de semana, e interagir com colegas e alunos fora do local e horário de trabalho, além de uma crescente “precarização” das relações de trabalho, fazendo com que se incorpore à carreira docente a insegurança e a instabilidade características dos contextos de carreira contemporâneos.pt_BR
dc.description.abstractThis paper focused on the experience of transiting from management to teaching, in a higher education expansion context, specifically, in Management area. It was intended to analyze the challenges with which professional managers have to deal when they ingress into the academic environment, related to new competences and strategies of carrier, having as reference studies realized by Simendinger et al (2000) and by Duberley, Cohen and Leeson (2007). The approach of the research, mainly qualitative and based upon interviews and groups of focus, it involved 50 professionals in career shifting. An analyses of the interviews content was made, from categories previously defined, as well as the case studies were elaborated, according to a more specific dimensions group, including those that appeared during the study. The results show that there is a good acceptance from the students and from the course coordination, in relation to the teaching manager, showing a well succeeded career shifting, even with the initial difficulties, given the necessity of conciliating teaching with the work demands in companies. The “beginning to teach”, that happens usually through the relationship networks and, in some cases, almost accidentally, unplanned, ends up being configured as an interesting work option. The following competences were pointed as having to be developed to make a well succeeded transition: knowledge; teaching, capacity of planning; skills to communicate and relate to people, as well as to deal with diversity; usage of appropriate language; argumentative capacity and self-confidence; determination to be always recycling oneself; discipline; worrying about quality, flexibility and tolerance, revealing then the necessity of mobilizing functional, behavior, ethic, politics and cognitive competences. The results reveal also the expectation of this professional in what refers to improving his or her life quality, as well as balancing the demands of career with personal and family lives. In the researchers perception such expectation becomes concrete, even if the teaching activity shows certain peculiarities, such as taking work home on the weekends, and interact with colleagues and students outside of the working place and hours, besides an increasing precariousness of the working relationships, incorporating to the teaching career the insecurity and instability characteristic of the nowadays careers contexts.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCarreiras - Planejamentopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectProfessores universitáriospt_BR
dc.titleTransição do mundo corporativo para o acadêmico: motivos, formas de inserção, desafios e competências desenvolvidaspt_BR
dc.typeThesispt_BR
dc.publisher.programDoutorado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples