Teses
Navegar por
Submissões recentes
-
Impacto da imagem e valor percebido, e suas interações com aspectos do frete e promoção na intenção de compra, valor da marca e confiança na compra de produtos em varejistas online
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)O comércio eletrônico marca uma nova era do comércio varejista. Sua ascensão, desde o final da década de setenta e início da de oitenta, impulsionada pela Internet, e sua consolidação, na década de noventa, decorrem das ... -
A influência da incerteza ambiental no comportamento estratégico, nas capacidades dinâmicas e no desempenho de micro e pequenas empresas: um estudo aplicado às panificadoras de Belo Horizonte
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2023)A sobrevivência e o desenvolvimento das micro e pequenas empresas no ambiente incerto exigem dessas organizações uma busca contínua por estratégias e capacidades dinâmicas assertivas para realizar seus processos e elevar ... -
O cliente tem sempre razão? A experiência do supermercadista como elemento no processo de decisão sobre formato, localização e política de preço
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Os estudos relacionados ao processo da tomada de decisão do supermercadista brasileiro quanto à escolha do formato, da localização da loja e da formulação das políticas de preço indicam uma lacuna a ser investigada, ... -
Reorganização societária e sua relação com estratégia organizacional
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)A reorganização societária se apresenta como detentora de instrumentos que viabilizam a realização de uma economia lícita de tributos, tais como a fusão, a cisão, a transformação e a incorporação,as quais, no âmbito das ... -
As relações de governança, conformidade, confidencialidade e a transparência e seus impactos no desempenho dos tribunais do Poder Judiciário brasileiro e da Justiça do Trabalho
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2022)Estudos que buscam explicar o desempenho da Administração Pública tem sido o foco de pesquisas nas últimas décadas. Recentemente, um debate sugere a relevância de práticas de governança e de conformidade, associadas ao ... -
Os efeitos dos direcionadores da intenção do indivíduo em seguir conselhos do influenciador digital financeiro
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2023)Essa tese aborda o tema dos influenciadores digitais financeiros e os efeitos que seu trabalho de produção e divulgação de conteúdo financeiro causam no comportamento dos seus seguidores. Este estudo teve por objetivo a ... -
Estudo sobre orçamento público e análise estatística da execução orçamentária federal brasileira sob a ótica do modelo dos atritos institucionais (friction model)
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)O orçamento público, desde os idos do Séc. XVIII, representa uma conquista significativa como instrumento disciplinador das finanças públicas. Vários tipos e sistemas de orçamento foram implementados e testados em uma ... -
Relações entre os construtos sucesso na carreira, satisfação com a carreira e comprometimento com a carreira: um estudo com docentes de ensino superior
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Esta tese contempla a temática da gestão de carreiras no contexto contemporâneo no qual ocorrem profundas mudanças na natureza no mundo do trabalho com reflexos nas trajetórias profissionais, com base em Hall (2002), ... -
Ambiente de competição, decisão de investimento e posição competitiva das firmas
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)O ambiente de competição está em constante alteração e isso faz com que as firmas, frequentemente, revejam suas estratégias e decisões de investimento. Com esses ajustes, as posições competitivas das firmas também são ... -
Influência da cultura organizacional, aderência, transferência na maturidade do conhecimento e na inovação: um estudo em uma instituição pública
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)Este trabalho de pesquisa foi realizado na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais – Sejusp-MG, que possuía 21.410 servidores, em dezembro de 2020, abordando os construtos Cultura Organizacional, ... -
Aceitação e uso de tecnologias de Social Customer Relationship Management em micro e pequenas empresas brasileiras
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)Ante a possibilidade do estabelecimento de novas relações comerciais pelo uso de tecnologias de interação interpessoal via internet, gerenciar o relacionamento com os clientes tornou-se um diferencial competitivo nos ... -
Triple Bottom Line Theory: a mensuração da performance organizacional por meio dos pilares ambiental, econômico e social no setor energético brasileiro
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)A produção científica sobre Triple Bottom Line (TBL) tem despertado a atenção da literatura. Prova disto é o crescimento exponencial das publicações sobre este tema. Neste contexto, uma série de fatores relacionam-se com ... -
O ódio à marca e seus desdobramentos comportamentais: reflexões sobre a personalidade narcísica
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)Objetivo: Esta tese traz como proposta estudar o ódio à marca e seus desdobramentos comportamentais a partir das relações entre experiências negativas com uma marca e o burning brand hate (construto multidimensional ... -
Governança pública e resiliência local: uma análise dos mediadores ecossistema de inovação, ambidestria, cocriação e coprodução de valor público
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)As rápidas mudanças sociais, ambientais, tecnológicas, informacionais e econômicas impõem muitos desafios, à gestão pública, na solução dos problemas e no atendimento das necessidades da sociedade contemporânea. Além ... -
A influência do ambiente político-legal sobre a cadeia de valor da inovação do ecossistema de startups do Estado de Minas Gerais
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2019)As startups são empresas que objetivam a disrupção e a quebra de paradigmas e desempenham um importante papel no processo de desenvolvimento do país. Nesse contexto, nota-se que o Ambiente Político-Legal se apresenta ... -
Fatores de personalidade e envolvimento com o produto
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)O estudo da personalidade humana pode contribuir para uma melhor compreensão do comportamento do consumidor. Apesar do avanço considerável que tem sido feito para a revitalização dos estudos sobre personalidade e consumo ... -
Determinantes da Profissionalização das empresas familiares: um estudo dos impactos nos resultados da organização
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)As empresas familiares são organizações que apresentam um significativo impacto social e econômico em todo o mundo. A profissionalização de tais organizações tem sido considerada pela literatura como um dos principais ... -
Modelo de mensuração de impacto de inovação na produtividade e com competitividade setorial: análise do setor siderúrgico brasileiro
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)A inovação tem sido objeto de estudo na atualidade. Diversos autores da academia buscam entender usos, aplicações, tipologias e impactos desse tema. No campo dos impactos, esta tese busca trabalhar a inovação com outros ... -
A efetividade da gestão de recursos hídricos em Minas Gerais: avaliação das normas e dos processos de regulamentação das águas e seu distanciamento da percepção dos Stakeholders
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)No atual cenário de mudanças climáticas e de escassez de recursos hídricos que assola o Brasil, a efetiva gestão das águas garante a disponibilidade hídrica para as presentes e as futuras gerações, em quantidade e qualidade ... -
Estudo do heteromorfismo do posicionamento da marca em sistema de franquias utilizando escalonamento multidimensional
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)A concepção e implementação consistentes da identidade da marca contribuem para o sucesso e maior valor desse ativo, possibilitando, com isto, diferenciar a empresa da concorrência e obter uma fonte de vantagem competitiva. ...