A crise econômica e o consumo: uma análise do comportamento de compra do consumidor de diferentes classes sociais
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Data
2016Autor
Vieira, Alexandra Bastos Cerqueira
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O presente estudo teve como objetivo analisar o comportamento de consumo das
pessoas de diferentes classes sociais em um cenário de crise econômica como o
que é vivenciado atualmente. Para tanto, fez-se necessário contextualizar o atual
cenário econômico e, em seguida, temas como comportamento do consumidor
(fatores psicológicos e pessoais) e o processo de compra foram abordados.
Inicialmente, foram estudadas as relações existentes entre os constructos
Motivação, Percepção, Crenças e Atitudes, Aprendizagem, Estilo de Vida X
Comportamento de Compra. Constatou-se que, quanto maiores forem a Motivação,
a Percepção, as Crenças e Atitudes, maior será a sua influência sobre o
Comportamento de Compra. Não houve influência significativa da Aprendizagem e
do Estilo de Vida sobre o Comportamento de Compra. Na segunda abordagem, em
que se considerou o modelo estrutural com o efeito moderador, pôde-se concluir que
os fatores pessoais- demográficos, representados pelos grupos 1(indivíduos mais
velhos, casados ou em união estável, com pós-graduação, mestrado ou doutorado e
de classes sociais mais altas) e pelo grupo 2(indivíduos mais jovens, solteiros, com
escolaridade igual a “nível médio ou 2º grau técnico” e “graduação” e de classes
sociais mais baixas), não exerceram influência na relação da Motivação, da
Percepção, da Aprendizagem, das Crenças e Atitudes e do Estilo de Vida com o
Comportamento de Compra. The present study aimed to investigate the consumption behavior of people from
different social classes in the face of a scenario of economic crisis such as the one
we are currently experiencing. In order to conclude this dissertation, it was necessary
to contextualize the current economic scenario and then topics such as consumer
behavior (psychological and personal factors) and the purchasing process were
addressed. Initially, we studied the relationships between the constructs Motivation,
Perception, Beliefs and Attitudes, Learning, Lifestyle X Behavior of purchase. It has
been found that the greater the Motivation, Perception, Beliefs and Attitudes, the
greater will be the influence on the Buying Behavior. There was no significant
influence of Learning and Lifestyle on Buying Behavior. In the second approach,
where the structural model was considered with the moderating effect, it can be
concluded that the demographic personal factors, represented by groups 1 (older
individuals, married or in stable union, with postgraduate, master's or doctorate and
(Youngest, single, with a level of education of "middle or high school" and
"graduation" and lower social classes) did not influence the relation of Motivation,
Perception, Learning, Beliefs and Attitudes and Lifestyle with Buying Behavior.