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    Comprometimento organizacional, transferência do conhecimento e a maturidade da gestão do conhecimento: estudo na Universidade Federal de Ouro Preto

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    Mestrado em Administração FUMEC 2016 (870.6Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Marques, Juliano Martins Ramalho
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    Resumo
    Este estudo realizado em uma Universidade Federal do Estado de Minas Gerais tem como objetivo principal analisar a relação existente entre o comprometimento organizacional, a transferência do conhecimento e a maturidade da gestão do conhecimento. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo descritiva, de natureza quantitativa, por meio da aplicação de um questionário online para docentes e técnicos administrativos ativos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A partir dos dados coletados, fez-se uma analise descritiva simples em relação às dimensões do comprometimento organizacional, o construto da transferência do conhecimento e a maturidade da gestão do conhecimento, posteriormente, uma análise bivariada dos mesmos em relação às variáveis caracterizadoras do estudo e, por fim, uma análise multivariada através de uma análise fatorial exploratória seguida da modelagem de equações estruturais para identificar a relação entre os construtos do comprometimento organizacional, transferência do conhecimento e maturidade da gestão do conhecimento. Foi identificado o nível de comprometimento organizacional do indivíduo em suas três formas – afetiva, calculativa e normativa –, e identificou-se o nível de transferência do conhecimento organizacional e o nível de maturidade da gestão do conhecimento na UFOP. Outro resultado observado foi que as relações propostas neste estudo foram significativamente positivas, exceto a relação entre o comprometimento organizacional normativo e a transferência do conhecimento, que não foi confirmada. Assim, entender as relações propostas contribuirá para otimizar o relacionamento existente entre o comportamento do indivíduo e as práticas de gestão do conhecimento organizacional, permitindo, por conseguinte, o aumento do nível de maturidade da gestão do conhecimento, visto que o conhecimento, segundo alguns autores, é tido como o recurso estratégico mais importante da organização. Esta pesquisa se limita a entender a relação dos construtos em uma universidade federal de educação superior, portanto vale a realização de novos estudos em outras universidades, tanto federais quanto privadas, pois, o cenário político, econômico e social em âmbito nacional está passando por rápidas e significativas mudanças.
     
    This study was carried out in a Federal University of Minas Gerais State and its main objective is to analyze the relationship between organizational commitment, to the knowledge transfer and to the knowledge management maturity. To make it possible, a descriptive field research from a quantitative nature was carried out through the application of an online questionnaire for teachers and administrative technicians of the Federal University of Ouro Preto (UFOP). Based on the collected data, a simple descriptive analysis was performed in relation to the organizational commitment dimensions, the knowledge transfer construct and the knowledge management maturity construct, After that a bivariate analysis was performed between those dimensions and constructs to the demographic data. Finally a multivariate analysis was carried out through an exploratory factorial analysis, followed by a structural modeling equations in order to identify the relationship between the organizational commitment to the knowledge transfer and to the maturity of knowledge management. It was identified the individual organizational commitment level in its three affective, calculative and normative forms, as well as the organizational knowledge transfer level and the knowledge management maturity level in UFOP. Another observed result in this study was about that the relationships proposed were significantly positive, except for the relationship between normative organizational commitment and knowledge transfer, which was not confirmed. Thus, understanding the proposed relationships will contribute to optimize the existing relationship between the individual behavior to the organizational knowledge management practices and, therefore, allowing the increase of the knowledge management maturity level, since knowledge, according to some authors is the most important strategic resource of the organization. This research is limited to understanding the respective constructs relationships in a higher federal education university so it is worthwhile to carry out new studies in others federal public universities, and even in private universities, since the national political, economic and social scenario is going through fast and significant changes.
     
    URI
    https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/455
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.Collections
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