Comprometimento organizacional, transferência do conhecimento e a maturidade da gestão do conhecimento: estudo na Universidade Federal de Ouro Preto
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Data
2016Autor
Marques, Juliano Martins Ramalho
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Este estudo realizado em uma Universidade Federal do Estado de Minas Gerais tem como
objetivo principal analisar a relação existente entre o comprometimento organizacional, a
transferência do conhecimento e a maturidade da gestão do conhecimento. Para tanto, foi
realizada uma pesquisa de campo descritiva, de natureza quantitativa, por meio da aplicação
de um questionário online para docentes e técnicos administrativos ativos da Universidade
Federal de Ouro Preto (UFOP). A partir dos dados coletados, fez-se uma analise descritiva
simples em relação às dimensões do comprometimento organizacional, o construto da
transferência do conhecimento e a maturidade da gestão do conhecimento, posteriormente,
uma análise bivariada dos mesmos em relação às variáveis caracterizadoras do estudo e, por
fim, uma análise multivariada através de uma análise fatorial exploratória seguida da
modelagem de equações estruturais para identificar a relação entre os construtos do
comprometimento organizacional, transferência do conhecimento e maturidade da gestão do
conhecimento. Foi identificado o nível de comprometimento organizacional do indivíduo em
suas três formas – afetiva, calculativa e normativa –, e identificou-se o nível de transferência
do conhecimento organizacional e o nível de maturidade da gestão do conhecimento na
UFOP. Outro resultado observado foi que as relações propostas neste estudo foram
significativamente positivas, exceto a relação entre o comprometimento organizacional
normativo e a transferência do conhecimento, que não foi confirmada. Assim, entender as
relações propostas contribuirá para otimizar o relacionamento existente entre o
comportamento do indivíduo e as práticas de gestão do conhecimento organizacional,
permitindo, por conseguinte, o aumento do nível de maturidade da gestão do conhecimento,
visto que o conhecimento, segundo alguns autores, é tido como o recurso estratégico mais
importante da organização. Esta pesquisa se limita a entender a relação dos construtos em
uma universidade federal de educação superior, portanto vale a realização de novos estudos
em outras universidades, tanto federais quanto privadas, pois, o cenário político, econômico e
social em âmbito nacional está passando por rápidas e significativas mudanças. This study was carried out in a Federal University of Minas Gerais State and its main
objective is to analyze the relationship between organizational commitment, to the knowledge
transfer and to the knowledge management maturity. To make it possible, a descriptive field
research from a quantitative nature was carried out through the application of an online
questionnaire for teachers and administrative technicians of the Federal University of Ouro
Preto (UFOP). Based on the collected data, a simple descriptive analysis was performed in
relation to the organizational commitment dimensions, the knowledge transfer construct and
the knowledge management maturity construct, After that a bivariate analysis was performed
between those dimensions and constructs to the demographic data. Finally a multivariate
analysis was carried out through an exploratory factorial analysis, followed by a structural
modeling equations in order to identify the relationship between the organizational
commitment to the knowledge transfer and to the maturity of knowledge management. It was
identified the individual organizational commitment level in its three affective, calculative
and normative forms, as well as the organizational knowledge transfer level and the
knowledge management maturity level in UFOP. Another observed result in this study was
about that the relationships proposed were significantly positive, except for the relationship
between normative organizational commitment and knowledge transfer, which was not
confirmed. Thus, understanding the proposed relationships will contribute to optimize the
existing relationship between the individual behavior to the organizational knowledge
management practices and, therefore, allowing the increase of the knowledge management
maturity level, since knowledge, according to some authors is the most important strategic
resource of the organization. This research is limited to understanding the respective
constructs relationships in a higher federal education university so it is worthwhile to carry
out new studies in others federal public universities, and even in private universities, since the
national political, economic and social scenario is going through fast and significant changes.