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dc.contributor.advisorSilva, Jersone Tasso Moreira
dc.contributor.authorBoldorini, Patrícia Souza Amaral Tardivo
dc.date.accessioned2020-06-16T19:04:42Z
dc.date.available2020-06-16T19:04:42Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/464
dc.description.abstractDesde a época das grandes navegações, que tiveram início no século XV, o transporte marítimo tem relevante importância no comércio e na economia mundial. Este modal é o mais usado para o transporte de cargas em todo o mundo, sendo que o sistema marítimo portuário mundial é responsável pelo escoamento de cerca de noventa por cento do comércio internacional. Em particular, o transporte de carga por contêineres se destaca nesse processo, existindo assim, ao redor do mundo, portos com terminais dedicados a esse tipo de transporte. Os portos são sistemas complexos, dinâmicos, onde, para que seja realizado o trânsito de mercadorias, é necessário que sejam desenvolvidas várias atividades, tais como operações aduaneiras, alfandegárias, comerciais, sanitárias, tributárias e migratórias. O contrato de transporte marítimo é feito entre os armadores e seus clientes, ou seja, os exportadores ou importadores que normalmente são interfaceados por empresas de escala global chamadas de agentes de carga. Nesse contexto, esta pesquisa, de natureza qualitativa e caráter descritivo, teve como objetivo identificar a percepção dos agentes de carga em relação a Serviços, Desempenho e Eficiência nas operações portuárias dos portos de Santos, de Rotterdam e de Xangai, especialmente no que se refere ao transporte de cargas em contêineres. Foram realizadas entrevistas com agentes de carga, por meio de um roteiro com que se buscou identificar as percepções desses agentes, relativas aos construtos Serviços, Desempenho e Eficiência. Os resultados mostram que a pesquisa atendeu aos objetivos propostos, uma vez que, na percepção dos agentes de carga em relação ao construto Serviço, nota-se que os serviços no porto de Santos são caros em comparação com Xangai e Rotterdam, além de sofrerem influência do valor da mão de obra. Rotterdam possui operação contínua, enquanto Xangai e Santos possuem vários fatores que interferem na execução contínua da operação portuária. No que tange ao Desempenho, os agentes de carga convergem para o fato de que as aduanas, em Santos e em Xangai, são bastante burocráticas, o que as torna ineficientes. Com relação à intermodalidade, o destaque fica para o porto de Rotterdam que pode ser acessado por trem, balsa ou caminhão. Quanto à eficiência, pode-se inferir que, na percepção dos agentes de carga, o porto de Rotterdam é o mais eficiente entre os três portos estudados, seguido por Xangai, que apresenta instabilidade nas épocas de feriado. Santos, por sua vez, apresenta a operação menos eficiente com vários problemas de emissão de documentos, espaço de área secundária e de transbordo.pt_BR
dc.description.abstractSince the great navigations times, which began in the fifteenth century, maritime transport has high importance in trade and the world economy. This modal is the most used form of transportation of cargoes around the world and the world port maritime system is responsible for the distribution of about ninety percent of international trade. In particular, the transport of cargo by containers stands out in this process, thus, there are ports around the world with terminals dedicated to this type of transportation. Ports are complex and dynamic systems where many activities, such as customs, commercial operation, health and sanitary policy, tax and migration operations, must be carried out in order for goods to be transited. The shipping contract is made between the ship owners and global companies called Freight Forwarders usually interface their customers, i.e. the exporters or importers. In this context, this qualitative and descriptive research aimed to identify the perception of Freight Forwarders in relation to Services, Performance and Efficiency in the operation port of Santos, Rotterdam and Shanghai ports, especially regarding to cargo transportation in containers. Interviews with global Freight Forwarders were carried out through a script that sought to identify the perceptions of these agents regarding the Constructs Services, Performance and Efficiency. The results show that the research met the proposed objectives, since in the perception of the load agents, in relation to the Service construct, it is noticed that the services in the port of Santos are expensive in comparison with Shanghai and Rotterdam, besides being influenced of the value of labor. Rotterdam has continued operations, while Shanghai and Santos have several factors that interfere with the continued operation of the port. Regarding Performance, Freight Forwarders converge to the conclusion that the customs both in Santos and in Shanghai are quite bureaucratic. Regarding intermodality, the highlight is the port of Rotterdam that can be reached by train, ferry or truck. As for efficiency, it can be concluded that in the perception of Freight Forwarders. The port of Rotterdam is the most efficient among the three studied ports, followed by Shanghai that may present instability during the holiday season. Santos, in its turn, presents the least efficient operation withitin many problems regarding document issuance, secondary storage area and overflow.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPortospt_BR
dc.subjectPortuáriospt_BR
dc.subjectProdutividade do trabalho. 3. Contêineres - Brasilpt_BR
dc.titlePercepção dos agentes de carga em relação às operações portuárias de contêiner: um comparativo entre os Portos de Santos, Rotterdam e Xangaipt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


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