Percepção dos agentes de carga em relação às operações portuárias de contêiner: um comparativo entre os Portos de Santos, Rotterdam e Xangai
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Data
2017Autor
Boldorini, Patrícia Souza Amaral Tardivo
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Desde a época das grandes navegações, que tiveram início no século XV, o transporte
marítimo tem relevante importância no comércio e na economia mundial. Este modal é o mais
usado para o transporte de cargas em todo o mundo, sendo que o sistema marítimo portuário
mundial é responsável pelo escoamento de cerca de noventa por cento do comércio
internacional. Em particular, o transporte de carga por contêineres se destaca nesse processo,
existindo assim, ao redor do mundo, portos com terminais dedicados a esse tipo de transporte.
Os portos são sistemas complexos, dinâmicos, onde, para que seja realizado o trânsito de
mercadorias, é necessário que sejam desenvolvidas várias atividades, tais como operações
aduaneiras, alfandegárias, comerciais, sanitárias, tributárias e migratórias. O contrato de
transporte marítimo é feito entre os armadores e seus clientes, ou seja, os exportadores ou
importadores que normalmente são interfaceados por empresas de escala global chamadas de
agentes de carga. Nesse contexto, esta pesquisa, de natureza qualitativa e caráter descritivo,
teve como objetivo identificar a percepção dos agentes de carga em relação a Serviços,
Desempenho e Eficiência nas operações portuárias dos portos de Santos, de Rotterdam e de
Xangai, especialmente no que se refere ao transporte de cargas em contêineres. Foram
realizadas entrevistas com agentes de carga, por meio de um roteiro com que se buscou
identificar as percepções desses agentes, relativas aos construtos Serviços, Desempenho e
Eficiência. Os resultados mostram que a pesquisa atendeu aos objetivos propostos, uma vez
que, na percepção dos agentes de carga em relação ao construto Serviço, nota-se que os
serviços no porto de Santos são caros em comparação com Xangai e Rotterdam, além de
sofrerem influência do valor da mão de obra. Rotterdam possui operação contínua, enquanto
Xangai e Santos possuem vários fatores que interferem na execução contínua da operação
portuária. No que tange ao Desempenho, os agentes de carga convergem para o fato de que as
aduanas, em Santos e em Xangai, são bastante burocráticas, o que as torna ineficientes. Com
relação à intermodalidade, o destaque fica para o porto de Rotterdam que pode ser acessado
por trem, balsa ou caminhão. Quanto à eficiência, pode-se inferir que, na percepção dos
agentes de carga, o porto de Rotterdam é o mais eficiente entre os três portos estudados,
seguido por Xangai, que apresenta instabilidade nas épocas de feriado. Santos, por sua vez,
apresenta a operação menos eficiente com vários problemas de emissão de documentos,
espaço de área secundária e de transbordo. Since the great navigations times, which began in the fifteenth century, maritime transport has
high importance in trade and the world economy. This modal is the most used form of
transportation of cargoes around the world and the world port maritime system is responsible
for the distribution of about ninety percent of international trade. In particular, the transport of
cargo by containers stands out in this process, thus, there are ports around the world with
terminals dedicated to this type of transportation. Ports are complex and dynamic systems
where many activities, such as customs, commercial operation, health and sanitary policy, tax
and migration operations, must be carried out in order for goods to be transited. The shipping
contract is made between the ship owners and global companies called Freight Forwarders
usually interface their customers, i.e. the exporters or importers. In this context, this
qualitative and descriptive research aimed to identify the perception of Freight Forwarders in
relation to Services, Performance and Efficiency in the operation port of Santos, Rotterdam
and Shanghai ports, especially regarding to cargo transportation in containers. Interviews with
global Freight Forwarders were carried out through a script that sought to identify the
perceptions of these agents regarding the Constructs Services, Performance and Efficiency.
The results show that the research met the proposed objectives, since in the perception of the
load agents, in relation to the Service construct, it is noticed that the services in the port of
Santos are expensive in comparison with Shanghai and Rotterdam, besides being influenced
of the value of labor. Rotterdam has continued operations, while Shanghai and Santos have
several factors that interfere with the continued operation of the port. Regarding Performance,
Freight Forwarders converge to the conclusion that the customs both in Santos and in
Shanghai are quite bureaucratic. Regarding intermodality, the highlight is the port of
Rotterdam that can be reached by train, ferry or truck. As for efficiency, it can be concluded
that in the perception of Freight Forwarders. The port of Rotterdam is the most efficient
among the three studied ports, followed by Shanghai that may present instability during the
holiday season. Santos, in its turn, presents the least efficient operation withitin many
problems regarding document issuance, secondary storage area and overflow.