O uso das redes sociais como fonte de inteligência competitiva para o desenvolvimento de produtos e serviços
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Data
2015Autor
Marques, Lidiany kelly da Silva
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Essa dissertação teve por objetivo verificar como as redes sociais se destacam no processo de Inteligência Competitiva, em diferentes tipos de negócios e, ainda, propor um modelo de validação das redes sociais como fonte de informação, na fase de coleta do Ciclo de Inteligência Competitiva. Para tal, foram revisados os construtos sobre inteligência competitiva; internet e redes sociais; web 2.0; e, prosumers. O método de pesquisa adotado foi qualitativo, exploratório, descritivo, com entrevistas em profundidade orientadas por um roteiro semiestruturado. Foram entrevistados profissionais envolvidos ou diretamente responsáveis por inteligência competitiva, de cinco empresas nacionais, de diversos portes e segmentos. Ressalta-se que nenhuma empresa possuía competição direta ou indireta entre si. Para realizar a análise dos dados obtidos, elegeu-se a utilização da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977, 2002) e para a sistematização das informações foi utilizado o software Atlas.ti. Como resultado foi observado que as empresas estão atentas as redes sociais como geradoras de dados diversos que podem auxiliar o desenvolvimento de produtos e serviços, além de outros processos decisórios na organização, desde que as análises realizadas nessa importante fonte de informação sejam filtradas e validadas. Entre as limitações desse estudo, destaca-se a dificuldade de acesso as empresas do Estado de Minas Gerais, abertas a falarem sobre o tema. Sugere-se que o tema pesquisado seja ampliado para um maior número de empresas, de diversos segmentos e portes. This dissertation aimed to verify how social networks stand out in the competitive intelligence process in different types of businesses and also propose a social networking validation model as a source of information in the collection phase of the Competitive Intelligence Cycle. To this end, the constructs of competitive intelligence were reviewed; Internet and social networks; Web 2.0; and prosumers. The research method used was qualitative, exploratory, descriptive, with in-depth interviews guided by a semi-structured. Professionals were interviewed involved or directly responsible for competitive intelligence, five national companies, of all sizes and segments. It is noteworthy that no company had direct or indirect competition with each other. To perform the analysis of the data, has elected to use the content analysis technique proposed by Bardin (1977, 2002) and to the systematization of information was used Atlas.ti software. As a result it was observed that companies are given the social networks as several data generators that can aid the development of products and services, as well as other decision-making processes in the organization, since the analyzes performed on this important source of information to be filtered and validated. Limitations of this study, there is the difficulty of access businesses in the state of Minas Gerais, open to talk about the subject. It is suggested that the topic be researched expanded to a larger number of companies from different segments and sizes.