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dc.contributor.advisorLima, Juvêncio Braga de
dc.contributor.authorMariotini, Paulo Ricardo
dc.date.accessioned2020-10-27T11:02:10Z
dc.date.available2020-10-27T11:02:10Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/685
dc.description.abstractObjetivou-se com este trabalho caracterizar as competências desenvolvidas por pequenos empreendedores de Belo Horizonte e Região Metropolitana e descrever as estratégias de marketing por eles implementadas em suas empresas. Para tanto, foram realizadas entrevistas com cinco microempreendedores, por meio de um roteiro, constituindo um estudo de casos múltiplos, com emprego da análise de conteúdo. Assim, foi possível identificar como foram construídas as competências dos empreendedores entrevistados, as quais se deram mediante a aquisição dos conhecimentos tácito e explícito, como também das experiências observadas e vividas. Também se constatou que, no início de seus negócios, os entrevistados adotavam mais frequentemente estratégias emergentes que deliberadas, passando cada vez mais ao emprego de estratégias deliberadas, revelando crescente interesse pelas ferramentas de marketing. Concluiu-se que os empreendedores possuíam competências e opiniões sobre o marketing no início de seus empreendimentos, mas lhes faltavam competências específicas de marketing sobre o porquê e o como fazer marketing.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study was to characterize the competencies developed by small entrepreneurs Belo Horizonte and Metropolitan Region and describe their views about the marketing strategies they implemented in their companies. Interviews were conducted with five micro-entrepreneurs, through a script, making a study of multiple cases with content analysis. It was possible to identify how the skills of entrepreneurs interviewed were built, which were through the acquisition of tacit and explicit knowledge, as well as the observed and experiences. It’s also found that at the beginning of their business, the entrepreneurs take most emerging strategies that they adopted deliberate ones, moving increasingly to the use of deliberate strategies, showing growing interest in marketing tools. It was concluded that entrepreneurs possess skills and opinions about marketing at the beginning of their business projects, but lacked specific skills of marketing on why and how to do marketing.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.titleCompetências de empreendedores e estratégias de marketing: um estudo multicaso em Belo Horizonte (MG) e região metropolitanapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


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