dc.contributor.advisor | Lima, Juvêncio Braga de | |
dc.contributor.author | Mariotini, Paulo Ricardo | |
dc.date.accessioned | 2020-10-27T11:02:10Z | |
dc.date.available | 2020-10-27T11:02:10Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/685 | |
dc.description.abstract | Objetivou-se com este trabalho caracterizar as competências desenvolvidas por pequenos
empreendedores de Belo Horizonte e Região Metropolitana e descrever as estratégias de
marketing por eles implementadas em suas empresas. Para tanto, foram realizadas entrevistas
com cinco microempreendedores, por meio de um roteiro, constituindo um estudo de casos
múltiplos, com emprego da análise de conteúdo. Assim, foi possível identificar como foram
construídas as competências dos empreendedores entrevistados, as quais se deram mediante a
aquisição dos conhecimentos tácito e explícito, como também das experiências observadas e
vividas. Também se constatou que, no início de seus negócios, os entrevistados adotavam
mais frequentemente estratégias emergentes que deliberadas, passando cada vez mais ao
emprego de estratégias deliberadas, revelando crescente interesse pelas ferramentas de
marketing. Concluiu-se que os empreendedores possuíam competências e opiniões sobre o
marketing no início de seus empreendimentos, mas lhes faltavam competências específicas de
marketing sobre o porquê e o como fazer marketing. | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this study was to characterize the competencies developed by small
entrepreneurs Belo Horizonte and Metropolitan Region and describe their views about the
marketing strategies they implemented in their companies. Interviews were conducted with
five micro-entrepreneurs, through a script, making a study of multiple cases with content
analysis. It was possible to identify how the skills of entrepreneurs interviewed were built,
which were through the acquisition of tacit and explicit knowledge, as well as the observed
and experiences. It’s also found that at the beginning of their business, the entrepreneurs take
most emerging strategies that they adopted deliberate ones, moving increasingly to the use of
deliberate strategies, showing growing interest in marketing tools. It was concluded that
entrepreneurs possess skills and opinions about marketing at the beginning of their business
projects, but lacked specific skills of marketing on why and how to do marketing. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Marketing | pt_BR |
dc.subject | Empreendedorismo | pt_BR |
dc.subject | Desempenho | pt_BR |
dc.title | Competências de empreendedores e estratégias de marketing: um estudo multicaso em Belo Horizonte (MG) e região metropolitana | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Empresariais | pt_BR |