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    Competências de empreendedores e estratégias de marketing: um estudo multicaso em Belo Horizonte (MG) e região metropolitana

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    Mestrado em Administração FUMEC 2015 (639.3Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Mariotini, Paulo Ricardo
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
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    Resumo
    Objetivou-se com este trabalho caracterizar as competências desenvolvidas por pequenos empreendedores de Belo Horizonte e Região Metropolitana e descrever as estratégias de marketing por eles implementadas em suas empresas. Para tanto, foram realizadas entrevistas com cinco microempreendedores, por meio de um roteiro, constituindo um estudo de casos múltiplos, com emprego da análise de conteúdo. Assim, foi possível identificar como foram construídas as competências dos empreendedores entrevistados, as quais se deram mediante a aquisição dos conhecimentos tácito e explícito, como também das experiências observadas e vividas. Também se constatou que, no início de seus negócios, os entrevistados adotavam mais frequentemente estratégias emergentes que deliberadas, passando cada vez mais ao emprego de estratégias deliberadas, revelando crescente interesse pelas ferramentas de marketing. Concluiu-se que os empreendedores possuíam competências e opiniões sobre o marketing no início de seus empreendimentos, mas lhes faltavam competências específicas de marketing sobre o porquê e o como fazer marketing.
     
    The objective of this study was to characterize the competencies developed by small entrepreneurs Belo Horizonte and Metropolitan Region and describe their views about the marketing strategies they implemented in their companies. Interviews were conducted with five micro-entrepreneurs, through a script, making a study of multiple cases with content analysis. It was possible to identify how the skills of entrepreneurs interviewed were built, which were through the acquisition of tacit and explicit knowledge, as well as the observed and experiences. It’s also found that at the beginning of their business, the entrepreneurs take most emerging strategies that they adopted deliberate ones, moving increasingly to the use of deliberate strategies, showing growing interest in marketing tools. It was concluded that entrepreneurs possess skills and opinions about marketing at the beginning of their business projects, but lacked specific skills of marketing on why and how to do marketing.
     
    URI
    https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/685
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.Collections
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