Imagem institucional e governança corporativa: análise da competitividade e atratividade de empresas sob a ótica de investidores
Visualizar/ Abrir
Data
2016Autor
Faria, Felipe Augusto Lemos de
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
A governança corporativa é um tema que vem sendo estudado não só no Brasil, como
em todo o mundo, e está se tornando cada vez mais importante para as organizações.
Consiste em um sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e
incentivadas, envolvendo as práticas e os relacionamentos entre proprietários, conselho
de administração, diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de governança
corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses,
com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso
ao capital e contribuindo para a sua longevidade. Com objetivo de analisar a imagem
institucional de organizações que adotam boas práticas de governança corporativa e sua
eventual relação com a decisão de investimento, este estudo justifica-se pela
importância de se analisar a temática sob a perspectiva da atratividade de empresas que
aderem à governança corporativa, descobrindo eventuais vantagens mercadológicas das
que aderiram. Por meio de uma pesquisa quantitativo-descritiva, pautada em dados
obtidos por questionários do tipo Survey, realizada com investidores dos mercados
financeiros de capitais, demonstrou-se nos resultados que eles levam em consideração a
boa reputação institucional e a adesão às boas práticas de governança corporativa na
tomada de decisão para investir. Observou-se também a relação entre a governança
corporativa com a percepção do reforço da estrutura, imagem institucional, bases e
competências; a atratividade de recursos; confiança; aperfeiçoamento e transparência da
comunicação. Os resultados também demonstraram a importância dada pelos
investidores em relação à criação de mecanismos internos e externos que asseguram as
decisões corporativas. Bem como, a preocupação com a regulamentação dos princípios
e boas práticas de governança corporativa. The corporative management is a subject that it has been studied not only in Brazil, but
also in the entire world, and it is becoming increasingly important for the organizations.
It consists of a system by which the organizations are managed, monitored and
encouraged, involving the practice and relationships among owners, board of directors,
management and control organs. The good corporative management practices convert
principles in objective recommendations, aligning interests, with the purpose of
preserving and optimizing the value of the organization, facilitating access to the capital
and contributing for its longevity. Aiming at analyzing the institutional image of
organizations that adopt good corporative management practices and its eventual
relation concerning investment decision, this study justifies itself by the importance of
analyzing the thematic one under the perspective of the attractiveness of companies that
adhered to the good practices of corporative management, discovering potential
marketing advantages over those that have not joined. By means of a quantitativedescriptive
research, based on data obtained by questionnaires of Survey type, held with
bank investors and capital market traders, it was demonstrated in the results that they
take into account the institutional reputation and good corporative management
practices in decision making to invest. Furthermore, it was also observed the
relationship of corporative management with the perception of the reinforcement
structure, the institutional image, the bases and competencies, the attractiveness of
resources, confidence, improvement and transparency of communication. The results
had also demonstrated the importance given by the investors in relation the creation of
internal and external mechanisms that assure the corporative decisions, as well as the
concern with the regulation of the principles and good practices of corporative
management.