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    Confusão do consumidor e o processo de tomada de decisão

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    Mestrado em Administração FUMEC 2016 (687.3Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Santiago, Graziele Lage Alves
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
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    Resumo
    facilidade de acesso às informações e o a umento da variedade de produtos e serviços disponíveis no mercado geram um considerável número de opções de escolha para os consumidores. No processo de tomada de decisão do consumidor, um dos estágios em que este tende a sofrer mais influências é o da busca de informações. Tal estágio pode causar uma confusão no consumidor devido à similaridade das informações, à ambiguidade, ou seja, a informações pouco esclarecedoras ou incorretas e ao excesso de informações. Este estudo buscou analisar quais os impactos da similaridade, da ambiguidade e do excesso de informação durante a busca de informações dos consumidores de cursos de pós-graduação. De caráter quantitativo, foi realizado a partir de 294 questionários aplicados a estudantes de cursos de pósgraduação Lato Sensu de duas instituições de ensino superior. Foi necessária a adaptação de uma escala já utilizada por autores em estudos anteriores, com a qual foi possível identificar o nível de confusão do indivíduo durante a busca de informações para determinar sua escolha. Uma consequência da confusão do consumidor está relacionada à busca de estratégias de decisão, representadas por: busca de mais informações, diminuição do número de alternativas, procura de ajuda com outras pessoas, postergação da decisão e desistência da escolha.
     
    The facility to access information and the increase of the variety of products and services in the market produces for the consumers a considerable amount of options to choose. In the consumer’s decision process, one of the stages in which this consumer tends to receive more influences is in the search for information. This stage can cause confusion for the consumer, due to the similarity of the information and its ambiguity, that is, the lack of clarifying or incorrect information as also due to the excess of information. This study had as its objective to analyze which were the impacts of the similarity, of the ambiguity and of the excess of information during the consumers’ search for information about post-graduate courses. Of a quantitative character, it was conducted starting from 294 questionnaires which had been applied with students from the post-graduate Lato Sensu courses in two institutions of higher education. It was necessary to adapt a scale that had already been used in anterior studies, with which it was possible to identify the level of confusion of an individual during the search for information to determine his choice. One of the consequences of the consumer’s confusion is related to the search of decision strategies, represented by: the search for more information, the decrease of the number of alternatives, the search for help from other people, the postponement of decision making and the abandonment of a choice
     
    URI
    https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/691
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.Collections
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