Antecedentes da efetividade da gestão de uma Instituição Pública de ensino superior em MG
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Data
2016Autor
Morais, Greiciele Macedo
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Nas últimas décadas, o cenário de atuação das organizações educacionais tem apresentado desafios e pressões para que as IES desenvolvam sua capacidade absorção e evolução, mediante a constante e acelerada transformação da sociedade contemporânea e do setor produtivo. Com as Instituições Públicas de Ensino Superior não é diferente e essas não estão imunes a tais transformações e pressões do ambiente por competências para inovar, modificar padrões e reinventar-se. Para se manterem atuantes e efetivas, precisam desenvolver e implementar estratégias que proporcionem resultados sustentáveis em seus processos organizacionais e acadêmicos, mas, principalmente, proporcionar retornos satisfatórios e de qualidade para seu principal financiador, a sociedade. Entretanto, fazer gestão em IPES não é um trabalho semelhante ao de uma organização qualquer, mas um desafio em um contexto permeado pela complexidade. Por isso, o desempenho e a efetividade dessas Instituições são fortemente influenciados pela maneira como os gestores entendem as IPES, como articulam e gerenciam suas unidades organizacionais, atuando no processo como mediador entre o ambiente e organização. Para tanto, conhecer os antecedentes da efetividade da gestão desse tipo de organização é um grande diferencial, diante dessa dinamicidade e complexidade. Dessa forma, a presente pesquisa buscou, como objetivo principal, analisar os antecedentes da efetividade da gestão do ensino superior, de acordo com o Modelo de Excelência Baldrige, em uma Instituição Pública de Ensino Superior de Minas Gerais, a partir da percepção dos servidores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio de questionários aplicados a todos os servidores da instituição, sendo eles Professores, Técnicos administrativos, Diretores e Administração Central, de todos os três campi da IPES. Posterior à coleta de dados, os mesmos foram submetidos a uma análise estatística multivariada, utilizando-se a Modelagem de Equações Estruturais com estimação por Mínimos Quadrados Parciais (MEE-PLS) e a Modelagem de Equações Estruturais baseada em Covariância (MEE-CB). Com os métodos, foi possível confirmar as premissas do Modelo de Excelência Baldrige, mesmo aplicado a um ambiente diferente da concepção original do modelo. Portanto, verificou-se que os construtos Liderança, o Planejamento Estratégico, o Foco no Cliente, a Medição, a Análise e Gestão do Conhecimento, o Foco na Força de Trabalho e o Foco na Operação explicam mais de 75% da efetividade da gestão de uma IPES. In recent decades, the scene of action of educational organizations have presented challenges and pressures to HEIs to develop their capacity and evolution’s absorption, by constant and rapid transformation of contemporary society and the productive sector. With the Public Institutions of Higher Education, it is not different and they are not immune to some changes and environmental pressures skills to innovate, change standards and reinvent themselves. In order to remain active and effective, they need to develop and implement strategies that provide sustainable results in their organizational and academic processes, but mainly provide satisfactory returns and quality to its main funder, society. However, doing management IPES is not a job similar to any organization, but a challenge in a context permeated by complexity. Therefore, the performance and effectiveness of these institutions are strongly influenced by the way managers understand the IPES as articulate and manage their organizational units, acting in the process as a mediator between the environment and organization. Then, the knowledge of the management’s effectiveness of this type of organization is a great advantage, because of this dynamism and complexity. Thus, the present study sought as main objective to analyze the effectiveness of management of higher education, according to the Model of Excellence Baldrige in a Public Institution of Higher Minas Gerais Education, from the perception of the servers. Therefore, a quantitative survey was conducted through questionnaires given to teachers, administrative technicians, Central Officers and Directors of all three campuses of IPES. After the data collection, they were subjected to multivariate analysis using the Structural Equation Modeling with estimation by Partial Least Squares (PLS-MEE) and Structural Equation Modeling based on Covariance (MEE-CB). According to these methods, it was possible to confirm the premises of Excellence Baldrige Model, even applied to a different context the design of the original model. Therefore, it was found that the constructs Leadership, Strategic Planning, Customer Focus, the Measurement, Analysis and Knowledge Management, the Focus on Workforce and the Focus on Operation explain more than 75% of the effectiveness of management of a IPES.