Funções gerenciais dos docentes-gestores um estudo de caso a partir da percepção de dirigentes de uma instituição de ensino superior pública
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Data
2016Autor
Leite, Lucas Massote de Melo
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Países com alto grau de desenvolvimento social têm em sua estrutura um consolidado e forte sistema educacional. No centro desse papel, as universidades atuam como catalisadoras dos sistemas nacionais de inovação tecnológica, responsáveis pela geração e pela promoção de conhecimento. Como organização, a universidade necessita de gerenciamento efetivo para que seus objetivos sejam alcançados. Em sua maioria, a gestão das universidades é realizada por professores que assumem cargos de liderança denominados docentes-gestores. Esses, em grande parte, não recebem treinamento específico, nem têm formação em gerenciamento. Suas áreas de pesquisa e atuação, geralmente, não os preparam para enfrentar as dificuldades da gestão. Em 2007, com a implantação do “Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI”, uma nova era se iniciou para as universidades federais. O plano possibilitou a abertura de novos cursos, o aumento na oferta de vagas e a criação de novos campi, contudo essa ampliação não foi acompanhada de aumento em termos de estrutura física e de recursos humanos necessários para um bom funcionamento. A expansão pelo programa Reuni no Campus Florestal permitiu uma série de benefícios, como a ampliação da estrutura de pesquisa, mas acentuou problemas antes existentes, como falta de verbas, indisponibilidade de mão de obra e falta de laboratórios. No contexto das universidades públicas federais, o presente trabalho teve como objetivo geral identificar e analisar as principais atividades gerenciais desenvolvidas por docentes ao exercerem a função gerencial em uma instituição de ensino superior (IES), após expansão pelo programa REUNI. A pesquisa realizada foi de natureza descritiva, de abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, caracterizando-se como um estudo de caso. Como universo de pesquisa, foram entrevistados docentes efetivos que ocupam cargos de direção e chefias de instituto no Campus Florestal. As análises das entrevistas demonstraram que os docentes-gestores realizam inúmeras atividades, sendo difícil delimitar todas elas, uma vez que ultrapassam os afazeres determinados por regimentos, estatutos e os elementos de gestão. Em paralelo, tais docentes não deixam de exercer as atividades de ensino, pesquisa e extensão ao assumirem cargos administrativos. Nesse sentido, eles se deparam com diversos problemas em decorrência do acúmulo de funções, tais como menor produção científica, dificuldade de conciliar suas diversas atividades e pouca disponibilidade de tempo com a família. Além desses, os docentes-gestores vivenciam conflitos de cunho pessoal e político, o que dificulta sua atuação e sua tomada de decisão. Os afazeres de natureza burocrática prejudicam o desempenho de atividades de natureza mais estratégica. Como estratégias para a conciliação de tempo acadêmico e gerencial foram citadas: o compartilhamento das demandas do departamento entre seus pares e o trabalho fora do horário regular. A necessidade de manter uma gestão eficiente, neste cenário, vinculada aos anseios da sociedade e em consonância com o controle do governo, faz da administração das universidades um desafio ímpar para seus gestores. Countries with a high degree of social development have in their structure a consolidated and strong educational system. At the heart of this role, universities act as catalysts for national systems of technological innovation, responsible for the generation and promotion of knowledge. As an organization, the university needs effective management to achieve its objectives. Most university management is carried out by professors who hold leadership positions called academic-managers. Most of them do not receive specific training or management training. These area of research and acting also does not prepare them to face the difficulties of management. In 2007, with the implementation of the "Program to Support Restructuring and Expansion Plans of Federal Universities - REUNI", a new era began for federal universities. The plan made possible for them to open new courses, increase enrollment and create new Campi, but it was not accompanied by an increase in terms of the physical structure and human resources necessary for its proper functioning. The expansion of the REUNI program at Campus Florestal allowed a number of benefits such as broadening the research structure, but accentuated previously existing problems such as lack of funds, unavailability of labor and lack of laboratories. In the context of federal public universities, the main objective of this study was to identify and analyze the main managerial activities developed by teachers when they performed the managerial function in an HEI after its expansion by the REUNI program. The research was descriptive in nature, with a qualitative approach, through bibliographical, documentary, field research, besides the case study. In research universe, effective teachers, who occupy management positions and institute heads at Campus Florestal, were interviewed. The analysis of the interviews showed that the academic-managers carry out numerous activities, and it is difficult to delimit all of them, since they go through the tasks determined by regiments, laws and the management elements. At the same time, teachers do not cease to carry out teaching, research and extension activities when they take administrative positions. In this sense, teachers are faced with several problems due to the accumulation of functions, such as less scientific production, difficulty in reconciling activities and little availability of time with the family. In addition to these, the academic-managers also have personal and political conflicts, hindering their action and decision-making and bureaucratic activities, which hinder the performance of activities of a more strategic nature. The strategies for the reconciliation of academic and managerial time quoted the sharing of the demands of the department between their colleagues and work outside of regular hours. The lack of preparation and the numerous activities performed make the work of the manager even more difficult, who is unaware of the main skills required of a good administrator, making it difficult to perform a good job. The challenge of maintaining efficient management in this scenario, linked to the aspirations of society, and in harmony with the control of the government makes the administration of universities a unique challenge for their managers.