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dc.contributor.advisorPardini, Daniel Jardim
dc.contributor.authorOliveira, Gabriela Silva Sardeiro de
dc.date.accessioned2020-10-28T16:33:49Z
dc.date.available2020-10-28T16:33:49Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/707
dc.description.abstractAs redes sociais tecnológicas, compostas por usuários interessados em determinado produto, serviço, marca ou apenas interação social, têm contribuído na redefinição de novas formas de relacionamento da organização com a sociedade. Tais redes virtuais tanto auxiliam as organizações a interagirem com seus consumidores como também ajudam a identificação e conquista de potenciais clientes, criando uma cadeia de conexões onde se propagam milhões de dados corporativos. Neste cenário, uma das preocupações crescente dos gestores é garantir a imagem da organização exprimida nas inúmeras interações ocorridas nas redes. O objetivo do estudo consistiu em analisar como é manifestada e gerenciada a imagem organizacional nas redes sociais tecnológicas em instituições de ensino superior privado (IES) do Estado de Minas Gerais. Para tanto, metodologicamente, recorreuse a uma pesquisa de natureza qualitativa, sendo a mesma conduzida sob a forma de estudo de casos e com a utilização do método digital storytelling. Por amostragem não probabilística e pelo critério de relevância, três instituições de ensino foram escolhidas como objeto de observação na pesquisa. Desta forma, a contextualização, a coleta e análise dos dados foi realizada para cada caso em separado e depois consolidado. Os resultados da pesquisa evidenciam que não há um efetivo gerenciamento por parte das IES das narrativas postadas. As imagens negativas das IES são propagadas com muito mais intensidade do que as positivas e estão associadas a qualidade de ensino, gesto de serviços acadêmicos e administrativos, sistemas de informação, custos dos serviços prestados e estruturas. O estudo contribui para expandir os conhecimentos teóricos e empíricos sobre a relação dos construtos redes sociais tecnológicas e imagem organizacional, ao mesmo tempo em que evidencia novas técnicas de investigação e análise de bases digitais com o uso de imagem e metáforas.pt_BR
dc.description.abstractThe social capital contributes to the development of a potential competitiveness of enterprises through the construction of a relational infrastructure and an integration among the actors that are in networks or common core, as it is the case of Local Productive Arrangements-LPA. The companies that are inserted in those common core relate to internal and external actors to the arrangement. The aim of this study was to analyze the formation and development of inter or intra Social Capital on a local region of Local Productive Arrangement of Nova Serrana - MG- Brazil from the perspective of organizational actors. In general terms what was intended was to identify characteristics of relationships established by entrepreneurs entered in LPA, based on the internal and external context to the arrangement, with the mediator and structuring element the Social Capital, in its three analytical dimensions: structural, relational and cognitive (Nahapiet; Goshal, 1998). For that methodologically resorted to the qualitative research was conducted in the form of case study. For nonprobability sampling and the criteria of accessibility and saturation held 11 interviews with members of the LPA. As a research instrument it was used a semi-structured script and the data analysis was done by content analysis with the aid of Atlas T.I. software. The search results showed that entrepreneurs recognize the value of social and relational practices and they use them to benefit their business and recognize the need to establish relationships of different natures and intensity of linkages within and outside of the productive arrangement. However, the entrepreneurs run into some difficulties. The main one is introspective and individualistic attitudes fostered by high levels of distrusting. The insertion in LPA is perceived as positive only by companies that demonstrate higher levels of participation and integration into the group.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectRedes sociais on-line - Estudo de casospt_BR
dc.subjectImagem corporativa - Estudo de casospt_BR
dc.subjectEnsino superior - Minas Geraispt_BR
dc.titleImagem organizacional em redes sociais tecnológicas de instituições de ensino superior privadas do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


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