Imagem organizacional em redes sociais tecnológicas de instituições de ensino superior privadas do Estado de Minas Gerais
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Data
2014Autor
Oliveira, Gabriela Silva Sardeiro de
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As redes sociais tecnológicas, compostas por usuários interessados em determinado
produto, serviço, marca ou apenas interação social, têm contribuído na redefinição
de novas formas de relacionamento da organização com a sociedade. Tais redes
virtuais tanto auxiliam as organizações a interagirem com seus consumidores como
também ajudam a identificação e conquista de potenciais clientes, criando uma
cadeia de conexões onde se propagam milhões de dados corporativos. Neste
cenário, uma das preocupações crescente dos gestores é garantir a imagem da
organização exprimida nas inúmeras interações ocorridas nas redes. O objetivo do
estudo consistiu em analisar como é manifestada e gerenciada a imagem
organizacional nas redes sociais tecnológicas em instituições de ensino superior
privado (IES) do Estado de Minas Gerais. Para tanto, metodologicamente, recorreuse
a uma pesquisa de natureza qualitativa, sendo a mesma conduzida sob a forma
de estudo de casos e com a utilização do método digital storytelling. Por
amostragem não probabilística e pelo critério de relevância, três instituições de
ensino foram escolhidas como objeto de observação na pesquisa. Desta forma, a
contextualização, a coleta e análise dos dados foi realizada para cada caso em
separado e depois consolidado. Os resultados da pesquisa evidenciam que não há
um efetivo gerenciamento por parte das IES das narrativas postadas. As imagens
negativas das IES são propagadas com muito mais intensidade do que as positivas
e estão associadas a qualidade de ensino, gesto de serviços acadêmicos e
administrativos, sistemas de informação, custos dos serviços prestados e estruturas.
O estudo contribui para expandir os conhecimentos teóricos e empíricos sobre a
relação dos construtos redes sociais tecnológicas e imagem organizacional, ao
mesmo tempo em que evidencia novas técnicas de investigação e análise de bases
digitais com o uso de imagem e metáforas. The social capital contributes to the development of a potential competitiveness of
enterprises through the construction of a relational infrastructure and an integration
among the actors that are in networks or common core, as it is the case of Local
Productive Arrangements-LPA. The companies that are inserted in those common
core relate to internal and external actors to the arrangement. The aim of this study
was to analyze the formation and development of inter or intra Social Capital on a
local region of Local Productive Arrangement of Nova Serrana - MG- Brazil from the
perspective of organizational actors. In general terms what was intended was to
identify characteristics of relationships established by entrepreneurs entered in LPA,
based on the internal and external context to the arrangement, with the mediator and
structuring element the Social Capital, in its three analytical dimensions: structural,
relational and cognitive (Nahapiet; Goshal, 1998). For that methodologically resorted
to the qualitative research was conducted in the form of case study. For nonprobability
sampling and the criteria of accessibility and saturation held 11 interviews
with members of the LPA. As a research instrument it was used a semi-structured
script and the data analysis was done by content analysis with the aid of Atlas T.I.
software. The search results showed that entrepreneurs recognize the value of social
and relational practices and they use them to benefit their business and recognize
the need to establish relationships of different natures and intensity of linkages within
and outside of the productive arrangement. However, the entrepreneurs run into
some difficulties. The main one is introspective and individualistic attitudes fostered
by high levels of distrusting. The insertion in LPA is perceived as positive only by
companies that demonstrate higher levels of participation and integration into the
group.