A influência dos níveis de satisfação e do comprometimento com a carreira: um estudo com docentes de uma instituição federal de ensino superior em Minas Gerais
Visualizar/ Abrir
Data
2016Autor
Barbosa, Ana Cristina Neto
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
A qualidade do ensino superior é um fator que afeta profundamente não só todos os outros níveis de ensino, mas também, o desenvolvimento cultural e socioeconômico de um país. Considerando as grandes mudanças ocorridas, assim como as transformações em curso quanto às Instituições de Ensino Superior (IES) e que trazem grandes implicações, a carreira docente vem sendo discutida por vários pesquisadores quanto à preparação e conscientização no que se refere à nova realidade. O principal objetivo dessa dissertação consistiu em avaliar, descrever e explicar a influência dos níveis de satisfação e comprometimento com a carreira no grau de percepção de sucesso na carreira de docentes de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). Objetivou-se também verificar se a área de conhecimento atua como fator moderador nessa relação. Nesta pesquisa, foram consideradas as respostas de 146 docentes de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de natureza quantitativa e do tipo descritivo e explicativo, realizada por meio de questionário composto pela escala de comprometimento com a carreira desenvolvida por Carson e Bedeian (1994), traduzida e validada por Rowe (2008), a escala de Percepção de Sucesso na Carreira de Costa (2010) e a escala de Satisfação na Carreira de Greenhaus; Parasuraman; Wormley, (1990) com adaptação e validação de Visentin (2015). Como resultado, foi identificado que os níveis de satisfação e comprometimento com a carreira são responsáveis por 74% da percepção de sucesso com a carreira, sendo que o fator identidade do comprometimento teve maior relação com o grau de percepção subjetiva do sucesso com a carreira, sobressaindo-se em relação à objetiva. Para estudos futuros, recomenda-se pesquisar outras variáveis, verificando se há outros elementos moderadores, mediadores ou com influência direta, que possa aumentar o grau de percepção de sucesso na carreira da categoria docente tanto na dimensão subjetiva quanto objetiva. The quality of higher education is a factor that profoundly affects not only all other levels of education, but also cultural and socio-economic development of a country. Considering the great changes that have taken place, as well as the ongoing transformations as Higher Education Institutions (HEIs) and that bring big implications, the teaching career has been discussed by several researchers regarding the preparation and awareness with regard to the new reality. The main objective of this thesis was to evaluate, describe and explain the influence of the levels of satisfaction and commitment to a career in the degree of perception of success in the career of teachers of a Federal Institution of Higher Education (IFES). The objective also check if the area of knowledge acts as moderator factor in this relationship. In this study, were considered the answers of 146 teachers of a Federal Institution of Higher Education (IFES). As regards the methodological procedures, research is quantitative in nature and type descriptive and explanatory, conducted through a questionnaire comprising the scale of commitment to career developed by Carson and Bedeian (1994), translated and validated by Rowe (2008), the Perception of Success in the career of Costa (2010) and the range of career Satisfaction of Greenhaus; Parasuraman; Wormley, (1990) with adaptation and validation of Visentin (2015). As a result, it was identified that the levels of satisfaction and commitment to career are responsible for 74% of the perception of success with his career, and the identity of the commitment factor had greater relationship with the degree of subjective perception of success with the career, standing out against the objective. For future studies, it is recommended to search other variables, checking if there are other elements moderators, mediators or with direct influence, which can increase the degree of perception of success in the career of teaching both in category subjective dimension as objective.