Absenteísmo docente no ensino público: um modelo de influências e correlações com o desempenho discente
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Data
2014Autor
Malta, Valéria Duarte
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O objetivo desta pesquisa foi relacionar a influência da política pública, do estilo de
gestão, da remuneração, das condições de trabalho, da estabilidade, da satisfação e
dos fatores sociais com o absenteísmo docente. Em seguida, buscou-se
correlacionar a influência do absenteísmo docente no desempenho discente, medido
pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além de dimensionar a
influência de fatores pessoais, políticos, econômicos, culturais, sociais e
institucionais sobre o absenteísmo docente. O terceiro objetivo foi propor um
modelo para mensurar as variáveis influentes do absenteísmo. Foi realizada uma
pesquisa descritiva, quantitativa e de campo com professores de instituições
públicas de nível básico, distribuídas nas cidades de Bela Vista de Minas, Ferros,
Itabira, Itambé do Mato Dentro, João Monlevade, Nova Era, Passabém, Rio
Piracicaba, Santa Maria de Itabira, Santo Antônio do Rio Abaixo e São Sebastião do
Rio Preto. A amostra abrangeu 1.417 professores pertencentes a escolas da 24ª
Superintendência Regional de Ensino. Primeiramente, foi realizado um pré-teste
com 60 professores para validar o questionário. Em seguida, ele foi aplicado a 635
professores, o que possibilitou identificar que 76% dos docentes faltam de 1 a 5 dias
por ano, sendo que as variáveis de maior influência na decisão do professor de faltar
são a demanda de trabalho e o fator social. Sendo assim, por meio de uma análise
fatorial exploratória, pôde-se afirmar que, ao contrário das hipóteses levantadas, a
estabilidade, a remuneração e o estilo de gestão não foram percebidos pelos
entrevistados como fatores de maior influência do absenteísmo. Também foi
possível propor um modelo para mensurar as variáveis influentes do absenteísmo.
Para tanto, usaram-se ferramentas estatísticas para fazer a validação convergente.
Também foi usada a Análise Fatorial Exploratória (AFE) para fazer os testes de
dimensionalidade e confiabilidade. Posteriormente, a AFE foi ajustada, utilizando o
Varimax, para a análise de componentes principais, como método de extração e
rotação. Em seguida, para verificar a correlação entre os constructos, foi realizada a
Análise Fatorial Confirmatória (AFC). Sequencialmente, verificou-se a confiabilidade
dos constructos utilizando o Alfa de Cronbach ( AC) e Confiabilidade (CC).Após os
testes de validade do modelo de mensuração, foi realizada a Modelagem de
Equações Estruturais, e, para verificar a qualidade do ajuste da Análise Fatorial
Confirmatória, foram utilizados o R² e o GoF. Nas análise comparativas feitas entre
os dados do absenteísmo por doença e os resultados do Ideb de 2007 e 2011, foram
utilizados o teste de Mann-Whitney, o Teste t e a correlação de Spearman ou
Pearson. Detectou-se que não existem evidências de que haja uma correlação
significativa entre o Ideb e a taxa de absenteísmo. Sugere-se que o modelo
estrutural redefinido seja utilizado em futuras pesquisas, na tentativa de validá-lo,
buscando um melhor ajuste do modelo. Também seria interessante aplicar uma
pesquisa qualitativa para aprofundar o estudo do fenômeno do absenteísmo
docente, buscando entendê-lo melhor. The object of this research was to relate the influence of, the management style,
compensation, working conditions, stability, satisfaction and social factors with
teacher absenteeism policy. Next, we sought to correlate the influence of teacher
absenteeism on student performance as measured by the Index of Basic Education
Development (Ideb), and scale the influence of personal, political, economic, cultural,
social and institutional factors on teachers' absenteeism . The third objective was to
propose a model to measure the influential variables of absenteeism. A descriptive,
quantitative and field research with teachers in public institutions basic level was
performed, distributed in the cities of Bela Vista Minas, Itabira, Itambé do Mato
Dentro, João Monlevade , Nova Era, Passabém , Rio Piracicaba, Santa Maria Itabira
, Santo Antônio do Rio Abaixo e São Sebastião do Rio Preto. The sample comprised
1,417 teachers from schools of the 24th Regional Superintendent of Education. First,
a pretest with 60 teachers was conducted to validate the questionnaire. Then it was
applied to 635 teachers, which identified that 76% of teachers are missing 1-5 days a
year, with the variables of greatest influence on the decision of the teacher are
missing the demand for labor and the social factor . Thus, by means of an
exploratory factor analysis, we could say that, unlike the hypotheses formulated,
stability, compensation and management style were not perceived by respondents as
the most influential factors in absenteeism. It was also possible to propose a model
to measure the influential variables of absenteeism. For this, they used statistical
tools to make the convergent validity. Was also used to Exploratory Factor Analysis
(EFA) for testing dimensionality and reliability. Subsequently, the AFE was adjusted
using the Varimax, to principal component analysis as extraction method and
rotation. Then, to verify the correlation between the constructs, the Confirmatory
Factor Analysis (CFA) was performed. Sequentially, we verified the reliability of the
constructs using Cronbach's Alpha (CA) and Reliability (CC). After the tests of validity
of the measurement model, the Structural Equation Modeling was performed, and to
verify the quality of the adjustment Confirmatory Factor Analysis, the R ² and the GoF
were used. In the comparative analysis made between sickness absenteeism data
and results of Ideb 2007 and 2011, the Mann-Whitney test were used, the test tea
Spearman or Pearson. It turned out that there is no evidence that there is significant
correlation between Ideb and the rate of absenteeism. It is suggested that redefined
the structural model to be used in future studies attempting to validate it, looking for a
better model fit. It would also be interesting to apply a qualitative research to further
study the phenomenon of teacher absenteeism, trying to understand it better.