Efetividade do estágio probatório e o comprometimento com a instituição: um estudo com servidores de uma instituição de ensino superior
Visualizar/ Abrir
Data
2012Autor
Soares, Iraci de Oliveira
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
O objetivo proposto nesta pesquisa é identificar a percepção dos Servidores
Públicos de uma Instituição Federal de Ensino Superior a respeito da
efetividade do estágio probatório e verificar a relação destes com o
comprometimento dentro da instituição. Para a coleta de dados, foram
aplicados questionários online a 128 servidores. Conforme a amostra, 2/3 dos
respondentes já realizaram ou estão realizando estágio probatório, sendo que
18,8% estão realizando o estágio probatório, 56,3% já realizou o estágio
probatório e 25% entrou na instituição antes da implementação do estágio
probatório. A maior concentração dos entrevistados é do sexo masculino,
possui mestrado ou doutorado, e 75,8% deles desenvolvem atividades na área
acadêmica e têm até quatro anos na instituição, atingindo um percentual de
28,1%. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica intitulada Chi-Square
Automatic Interaction Detector (CHAID). Em relação ao comprometimento, a
pesquisa mostra que os servidores com mais 45 anos de idade apresentam um
maior comprometimento que os servidores mais jovens. The proposed objective on this study is identify the perception of the Public
Employees from Federal Institution of Higher Education about the effectiveness
of probationary stage and verify the relationship of these with the commitment
within the institution. For data collection, have been applied online
questionnaires for 128 servers. According to the sample, 2/3 of respondents
already performed or are performing the probationary stage, being that 18,8%
are performing the probationary stage, 56,3% already performed the
probationary stage and 25% went into the institution before implementation of
the probationary stage. The largest concentration of respondents is male, holds
a masters degree or doctorate, and 75,8% of them develop activities in the
academic area and have up to four years at the institution, reaching rates of
28,1%. For data analysis, was used the technique titled Chi-Square Automatic
Interaction Detector (CHAID). Regarding the commitment, the research shows
that the servers with over 45 years of age present a greater commitment which
the younger servers.