Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMartins, Henrique Cordeiro
dc.contributor.authorBatista, Pericles Washington Rosa
dc.date.accessioned2021-04-27T20:34:58Z
dc.date.available2021-04-27T20:34:58Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/838
dc.description.abstractA definição da estratégia corporativa fica a cargo dos gestores da organização em função de seus Stakeholders eletivos, cabendo à Governança Corporativa o dever de traduzir essas diretrizes em mecanismos de controle, garantindo o alinhamento e Compliance dos processos. Porém, a burocratização e aplicação de controles têm um impacto direto nos processos de cada departamento da organização. O objetivo desse trabalho é analisar a influência dos mecanismos de controle definidos a partir das boas práticas de GC e Compliance nos processos do departamento de compras de uma empresa de autopeças. Para isso, foram realizadas entrevistas com colaboradores de uma empresa multinacional do setor de peças automotivas, sendo eles escolhidos de diferentes cargos e níveis hierárquicos para obter a melhor imagem sobre como esses pontos são percebidos dentro de toda a estrutura organizacional da companhia no Brasil. Foram feitas entrevistas, caracterizando uma metodologia qualitativa de análise. Os resultados obtidos mostraram que há a percepção dos colaboradores sobre os conteúdos de Governança Corporativa e Compliance, embora de maneira difusa, pois viu-se que a aplicação não ocorre de maneira ideal. A contribuição deste trabalho está em demonstrar a dinâmica de como ocorre a disseminação dos conceitos de boas práticas entre os colaboradores, que, geralmente, é diferente da forma como se pretende a aplicação na teoria.pt_BR
dc.description.abstractThe definition of the corporate strategy is the responsibility of the managers of the organization according to their elective Stakeholders, and the Corporate Governance is the duty to translate these guidelines into control mechanisms, ensuring the alignment and Compliance of the processes. However, the bureaucratization and application of controls have a direct impact on the processes of each department of the organization. The objective of this research is to analyze the influence of control mechanisms defined from the good practices of CG and Compliance in the processes of the purchasing department of an auto parts company. For this, interviews were conducted with employees of a multinational company in the automotive parts sector, being chosen from different positions and hierarchical levels to get the best image about how these points are perceived within the entire organizational structure of the company in Brazil. Fifteen interviews were conducted, characterizing a qualitative analysis methodology. The results showed that there is the perception of employees about the contents of Corporate Governance and Compliance, although in a diffuse way, because it was seen that the application does not occur in an ideal way.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGovernança corporativapt_BR
dc.subjectProgramas de compliancept_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.titleGovernança corporativa e mecanismos de controle: influência no departamento de compras de uma empresa do setor de autopeças brasileiropt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples