Governança corporativa e mecanismos de controle: influência no departamento de compras de uma empresa do setor de autopeças brasileiro
Visualizar/ Abrir
Data
2020Autor
Batista, Pericles Washington Rosa
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
A definição da estratégia corporativa fica a cargo dos gestores da organização em função de
seus Stakeholders eletivos, cabendo à Governança Corporativa o dever de traduzir essas
diretrizes em mecanismos de controle, garantindo o alinhamento e Compliance dos processos.
Porém, a burocratização e aplicação de controles têm um impacto direto nos processos de cada
departamento da organização. O objetivo desse trabalho é analisar a influência dos mecanismos
de controle definidos a partir das boas práticas de GC e Compliance nos processos do
departamento de compras de uma empresa de autopeças. Para isso, foram realizadas entrevistas
com colaboradores de uma empresa multinacional do setor de peças automotivas, sendo eles
escolhidos de diferentes cargos e níveis hierárquicos para obter a melhor imagem sobre como
esses pontos são percebidos dentro de toda a estrutura organizacional da companhia no Brasil.
Foram feitas entrevistas, caracterizando uma metodologia qualitativa de análise. Os resultados
obtidos mostraram que há a percepção dos colaboradores sobre os conteúdos de Governança
Corporativa e Compliance, embora de maneira difusa, pois viu-se que a aplicação não ocorre
de maneira ideal. A contribuição deste trabalho está em demonstrar a dinâmica de como ocorre
a disseminação dos conceitos de boas práticas entre os colaboradores, que, geralmente, é
diferente da forma como se pretende a aplicação na teoria. The definition of the corporate strategy is the responsibility of the managers of the organization
according to their elective Stakeholders, and the Corporate Governance is the duty to translate
these guidelines into control mechanisms, ensuring the alignment and Compliance of the
processes. However, the bureaucratization and application of controls have a direct impact on
the processes of each department of the organization. The objective of this research is to analyze
the influence of control mechanisms defined from the good practices of CG and Compliance in
the processes of the purchasing department of an auto parts company. For this, interviews were
conducted with employees of a multinational company in the automotive parts sector, being
chosen from different positions and hierarchical levels to get the best image about how these
points are perceived within the entire organizational structure of the company in Brazil. Fifteen
interviews were conducted, characterizing a qualitative analysis methodology. The results
showed that there is the perception of employees about the contents of Corporate Governance
and Compliance, although in a diffuse way, because it was seen that the application does not
occur in an ideal way.