Indicadores de sucesso na carreira médica: um estudo sobre as percepções do profissional e do paciente em associação com o diagnóstico de âncoras de carreira
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Data
2006Autor
Oliveira, Ana Paula Gomes Braga de
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A discussão subjacente ao presente estudo está associada ao confronto entre as percepções
do médico e do paciente em torno dos fatores que constituem o reconhecimento do sucesso
profissional. Tal discussão traz à tona questões mais subjetivas da relação médico-paciente,
conduzindo o estudo à busca pela compreensão dos critérios utilizados pelo médico na
condução de sua carreira, em associação com o diagnóstico de âncoras de carreira, bem
como na adequação de sua conduta profissional às expectativas do paciente. A
metodologia de pesquisa utilizada caracterizou-se por ser de natureza qualitativa, com uso
de entrevistas em profundidade e grupos de foco. Quanto aos resultados, o estudo
demonstra que as expectativas do paciente se refletem não só nos resultados de produção
do serviço percebidos, mas no processo de prestação de serviço em si. Isto conduz o
médico a uma trajetória marcada por muitos esforços relacionados pela conquista da
competência técnica, bem como pelo desenvolvimento de habilidades interpessoais para o
estabelecimento de uma relação satisfatória e o conseqüente reconhecimento pelo sucesso.
A conclusão do estudo apresenta as principais contribuições práticas e teóricas acerca do
investimento, pelo médico, na estratégia competitiva voltada para a mudança da imagem e
da experiência de serviços aos olhos do paciente. Foram encontradas evidências de que o
sucesso ou fracasso de um médico pode ser, pelo menos em parte, atribuído à capacidade
de transformar positivamente a experiência do paciente como o resultado de várias
interações interpessoais e humanas. Nesta perspectiva, é possível concluir que a
expectativa do paciente corresponde ao que se espera do comportamento de um líder
(expertise, empatia e desinteresse). Como recomendação de pesquisas futuras, o estudo
propõe maior aprofundamento sobre a percepção dos médicos de suas relações com o
paciente, de forma a conduzi-lo estrategicamente ao sucesso profissional. Necessário
compreender de que forma os médicos lidam com as elevadas expectativas em torno de seu
desempenho e como podem buscar orientação para o desenvolvimento de um perfil de
liderança. The present case study’s underlying debate is associated with confrontation between the
doctor and the patient’s perceptions of factors that constitute recognition of professional
success. Such debate brings to the table more subjective questions of the doctor-patient
relation, leading the case study in search for knowledge of the criteria used by the doctors
in their career conduction, in association with career anchors’ diagnosis, as well as in the
adequacy of their professional behavior to the patient’s expectations. The research
methodology was characterized by been qualitative in nature, using profound interviews
and focus group. As for results, the case study demonstrates that the patient’s expectations
not only reflect in the noticed service production, but also in the process management. This
leads the doctor to a trajectory of many efforts related by the conquest of technical ability
as well as interpersonal abilities’ development of a satisfactory relation and it’s consequent
recognition of success. The case study conclusion presents the main practical and
theoretical contributions concerning the doctor’s investments in a competitive strategy
directed toward changes of image and services experience through the eyes of the patient.
It were found evidencies that a doctor’s success or failure can be, at least in part, attributed
to his or her capacity of become the patient’s experience as a result of interpersonal and
human interactions. In this perspective, it is possible to conclude that the patient
expectations corresponds to what is expected of a leader behavior (expertise, emphasize
and disinterest). As recommendations for future research, the case study indicates a greater
deepening on the doctors’ perception of its relations with the patient, as a way of
strategically leading him or her to professional success. Necessary to understand the way
the doctors deal with high expectations towards their performance and how they can search
for orientation for the development of a leadership profile.