Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMartins, Henrique Cordeiro
dc.contributor.authorMenezes, Paulo Henrique Barroso
dc.date.accessioned2022-09-15T16:42:55Z
dc.date.available2022-09-15T16:42:55Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/953
dc.descriptionTrabalho inserido conforme recebido do autor, sem ata da banca/folha de aprovação com as devidas assinaturas.pt_BR
dc.description.abstractAs organizações, cada vez mais, estão atuando em forma de grandes grupos financeiros de capital aberto, em todo o mundo. Esse modelo exige um nível de governança e transparência para que sejam alcançadas as metas exigidas, a fim de serem ofertadas as ações em bolsas de valores, e também para gerar confiança e credibilidade em investidores sobre a efetividade de resultados das ações em que pretendem investir. Aliada a esse cenário, a efetividade da gestão torna-se um elemento fundamental para que as organizações consigam alcançar os resultados esperados, do ponto de vista quantitativo, e, a longo prazo, a perspectiva qualitativa desses resultados. No Brasil, as Instituições de Ensino Superior (IES) ganharam espaço a partir dos anos noventa, com a recomendação de incremento da educação superior, por meio da educação privada, pela Unesco, abrindo espaço para a abertura de diversas instituições educacionais no setor. Algumas delas optaram pelo modelo de grupos financeiros de capital aberto. Dessa forma, a presente pesquisa buscou utilizar-se dos critérios de Excelência Baldrige, para a verificação da percepção dos empregados sobre os construtos envolvidos no modelo e quais as suas aplicabilidades no contexto de uma Instituição de Educação Superior, no Brasil. Dessa forma, o objetivo da presente pesquisa é analisar os antecedentes de efetividade da gestão do ensino superior, de acordo com o Modelo de Excelência Baldrige, em uma IES de ensino superior, na região metropolitana de Belo Horizonte. Para isso, foi organizada uma pesquisa quantitativa, em que foram analisados os antecedentes descritos no modelo, por meio de um formulário eletrônico aplicado a funcionários administrativos, diretores, professores e coordenadores de cursos de sete unidades de uma IES, que atua no modelo de capital aberto, tendo sido possível confirmar as premissas do Modelo de Excelência Baldrige: a importância do planejamento estratégico e sua implementação, o impacto da Liderança e Foco no Cliente, no Planejamento Estratégico e Gestão do Conhecimento e Foco no Treinamento e Feedback, para a implementação do Planejamento Estratégico.pt_BR
dc.description.abstractCorporations, each day, are acting in the form of huge financial groups of open capital around the globe. This model demands a certain level of governance and transparency so that it meets the goals required for them to be offered as shares in stock markets, but also to generate confidence and credibility on investors about the ROI of investing in them. Combined to the scenario, management effectiveness has become a fundamental element for organizations to reach results in a quantitative point of view and its long term vision on the quality of these results. In Brazil, Higher Education Institutes (HEIs) gained space stating in the 1990’s with UNESCO’s recommendation on developing higher education through private institutions, opening room for creation of many HEIs in the section, and many of the choosing to operate in a model of Open Capital Financial Groups. Keeping the exposed in mind, this research managed to use the Baldrige Excellency Criteria in order to check the employees’ perception about the constructs evolved in the model and which are the ways of applying them in the context of Brazilian HEI. In this way, the target of this research in to analyze what preceded the Higher Education management effectiveness according to the Baldrige Excellency Model, in a Higher Education Institute in the metropolitan area of Belo Horizonte. In order to do that, a quantitative research was organized, where the background described in the model were analyzed, using electronic form applied in management employees, principals, teachers and course coordinators of seven units of a HEIs that acts in Open Capital Model, where it was possible to confirm the premises stated by the Baldrige Excellency Model, such as the importance of strategic planning and its implementations, and also the impact of Leadership and Client Focus on strategic planning and Knowledge Management and Focus on training and Feedback for implementation of Strategic Planning.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectInvestidores (Finanças)pt_BR
dc.titleAntecedentes da efetividade da gestão de instituições de ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples