Antecedentes da efetividade da gestão de instituições de ensino superior
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Data
2014Autor
Menezes, Paulo Henrique Barroso
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As organizações, cada vez mais, estão atuando em forma de grandes grupos financeiros de
capital aberto, em todo o mundo. Esse modelo exige um nível de governança e transparência
para que sejam alcançadas as metas exigidas, a fim de serem ofertadas as ações em bolsas de
valores, e também para gerar confiança e credibilidade em investidores sobre a efetividade de
resultados das ações em que pretendem investir. Aliada a esse cenário, a efetividade da gestão
torna-se um elemento fundamental para que as organizações consigam alcançar os resultados
esperados, do ponto de vista quantitativo, e, a longo prazo, a perspectiva qualitativa desses
resultados. No Brasil, as Instituições de Ensino Superior (IES) ganharam espaço a partir dos
anos noventa, com a recomendação de incremento da educação superior, por meio da educação
privada, pela Unesco, abrindo espaço para a abertura de diversas instituições educacionais
no setor. Algumas delas optaram pelo modelo de grupos financeiros de capital aberto. Dessa
forma, a presente pesquisa buscou utilizar-se dos critérios de Excelência Baldrige, para a verificação
da percepção dos empregados sobre os construtos envolvidos no modelo e quais as
suas aplicabilidades no contexto de uma Instituição de Educação Superior, no Brasil. Dessa
forma, o objetivo da presente pesquisa é analisar os antecedentes de efetividade da gestão do
ensino superior, de acordo com o Modelo de Excelência Baldrige, em uma IES de ensino superior,
na região metropolitana de Belo Horizonte. Para isso, foi organizada uma pesquisa
quantitativa, em que foram analisados os antecedentes descritos no modelo, por meio de um
formulário eletrônico aplicado a funcionários administrativos, diretores, professores e coordenadores
de cursos de sete unidades de uma IES, que atua no modelo de capital aberto, tendo
sido possível confirmar as premissas do Modelo de Excelência Baldrige: a importância do
planejamento estratégico e sua implementação, o impacto da Liderança e Foco no Cliente, no
Planejamento Estratégico e Gestão do Conhecimento e Foco no Treinamento e Feedback,
para a implementação do Planejamento Estratégico. Corporations, each day, are acting in the form of huge financial groups of open capital around
the globe. This model demands a certain level of governance and transparency so that it meets
the goals required for them to be offered as shares in stock markets, but also to generate confidence
and credibility on investors about the ROI of investing in them. Combined to the scenario,
management effectiveness has become a fundamental element for organizations to
reach results in a quantitative point of view and its long term vision on the quality of these
results. In Brazil, Higher Education Institutes (HEIs) gained space stating in the 1990’s with
UNESCO’s recommendation on developing higher education through private institutions,
opening room for creation of many HEIs in the section, and many of the choosing to operate
in a model of Open Capital Financial Groups. Keeping the exposed in mind, this research
managed to use the Baldrige Excellency Criteria in order to check the employees’ perception
about the constructs evolved in the model and which are the ways of applying them in the
context of Brazilian HEI. In this way, the target of this research in to analyze what preceded
the Higher Education management effectiveness according to the Baldrige Excellency Model,
in a Higher Education Institute in the metropolitan area of Belo Horizonte. In order to do that,
a quantitative research was organized, where the background described in the model were
analyzed, using electronic form applied in management employees, principals, teachers and
course coordinators of seven units of a HEIs that acts in Open Capital Model, where it was
possible to confirm the premises stated by the Baldrige Excellency Model, such as the importance
of strategic planning and its implementations, and also the impact of Leadership and
Client Focus on strategic planning and Knowledge Management and Focus on training and
Feedback for implementation of Strategic Planning.