Teses: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 40
-
Modelos de referência para a performance organizacional: uma investigação do modelo de excelência da gestão (MEG-FNQ) aplicado no programa mineiro da qualidade e produtividade (PMQP)
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)A tese apresenta as principais contribuições de pesquisadores e instituições que criaram ou participaram de mainstreans relativos à estratégia em modelos de referência alinhados com a inovação, melhoria contínua, sistemas ... -
Redes sociais como geradoras de capacidades nas cooperativas: um estudo do segmento lácteo
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)O setor lácteo no Brasil é um importante gerador de riquezas, teve um faturamento de aproximadamente R$50 bilhões em 2010 e apresenta um ritmo de crescimento de 5% ao ano. Totaliza uma produção de 32 bilhões de litros ... -
Transição do mundo corporativo para o acadêmico: motivos, formas de inserção, desafios e competências desenvolvidas
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)Este estudo teve como objetivo analisar transições de carreiras, assim como identificar as novas competências e estratégias de carreiras na transição de profissionais e gerentes para a docência e para o ambiente acadêmico. ... -
Tendência para fraude organizacional a partir do estudo de aspectos individuais, situacionais e morais
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2019)As organizações têm vivenciado uma crise no que tange ao aumento da fraude. Este estudo analisa a tendência para fraude organizacional a partir de aspectos relacionados ao indivíduo, ao ambiente organizacional e a aspectos ... -
Injustiça de preços: o impacto da emoção negativa na lealdade do consumidor a uma marca
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)As estratégias empresariais são os alicerces que permitem a sobrevivência das organizações, podendo ser desenvolvidas por si só ou por meio de inúmeras combinações que possibilitem à empresa superar cada etapa de seu ... -
Desempenho do planejamento estratégico: um estudo em ambiência complexa
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Este estudo aborda o desempenho do planejamento estratégico em ambiência complexa, iniciando pelos quatro construtos determinantes no processo de planejamento: experiência e capacitação do sistema gerencial; adoção de ... -
Percepção ética do consumidor (PEC) e seus impactos no relacionamento consumidor-marca e intenções comportamentais
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)As questões que envolvem comportamento ético das empresas são inerentemente controversas, e anos de pesquisa tem apresentado desafios para acadêmicos e gestores, que buscam identificar como o comportamento ético pode ... -
A influência da inovação no desempenho econômico-financeiro: proposição de modelo e teste em empresas portuguesas
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Diversas pesquisas têm empreendido esforços a fim de estudar o recurso inovação e associar esses investimentos ao desempenho econômico-financeiro das firmas. Tanto na literatura com enfoque econômico como na de ... -
Cultura e eficiência organizacional: um estudo no setor da saúde pelos pressupostos dos teóricos do competing values framework
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)O ambiente no qual estão inseridas as organizações da área da saúde é cada vez mais complexo e competitivo. Por isso, elas precisam, cada vez mais, se conhecerem para trabalhar assertivamente. Esta pesquisa quantitativ ... -
Antecedentes do desempenho em vendas em mercados de serviços de corretagem de imóveis
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Com o objetivo de identificar os fatores individuais, internos e externos que impactam o desempenho do vendedor de imóveis, visando determinar os antecedentes do seu desempenho em mercados de serviços de corretagem ... -
A intenção de compra de produtos piratas: um estudo da influência das estratégias de negação, do materialismo e da escala ética do consumidor de Muncy-Vitell
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Esta tese de doutorado tem o objetivo de investigar a influência das estratégias de negação, do materialismo e da escala ética do consumidor de Muncy-Vitell no processo de intenção de compra de produtos piratas. Por meio ... -
Formação da estratégia a partir das abordagens organizacional, econômica e ambidestria para o alcance do desempenho: um estudo com pequenas empresas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)Com as rápidas mudanças no ambiente de negócios, a instabilidade macroeconômica dos mercados e a constante alteração no comportamento dos consumidores, a atuação dos tomadores de decisões estratégicas vem se tornando cada ... -
Antecedentes do desempenho em vendas nos micro e pequenos varejistas
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Esta tese teve como objetivo identificar os impactos do relacionamento do vendedor com a marca no pequeno varejo, visando determinar suas atitudes em relação ao seu trabalho e desempenho. Para tanto, explorou-se o efeito ... -
Os efeitos das crenças e da percepção da gestão do tempo na motivação e no desempenho para o trabalho
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)A justificativa para esse trabalho pauta-se no fato de que estudiosos empenham-se em analisar os efeitos da liderança, esforço, recompensas, significado do trabalho, entre outros temas. Entretanto, verifica-se que a percepção ... -
Arquitetura, design e intenção de compra: modelo e vivência no ambiente
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)Esta tese teve por objetivo estudar o efeito da atmosfera no benefício esperado pelos consumidores e na intenção de compra em um ambiente real, a partir de modelos de espaços residenciais com características de arquitetura ... -
Influências da teoria do capital humano no equilíbrio da oferta e demanda de mão de obra de profissionais da área de tecnologia da informação do Brasil
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)Muito tem-se discutido no Brasil a respeito de um cenário de desequilíbrio da oferta e demanda de mão de obra qualificada. O debate tem ocorrido em áreas de atuação mais generalistas, tais como a área de saúde (VIERIA e ... -
Fatores determinantes da inovação disruptiva
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)Neste estudo, o objetivo central foi analisar como os fatores determinantes da inovação disruptiva lucrativa promovem inovações em empresas brasileiras. A ótica foi a de gestores das firmas. Para isso, efetuou-se pesquisa ... -
Efeito da governança corporativa nos retornos das ações em decorrência do anúncio da recompra de ações no mercado brasileiro
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)Estudos com o objetivo de entender as relações entre os valores de mercado das ações e eventos corporativos são tema recorrente de pesquisa. O aumento da distribuição de caixa pelas empresas por meio da recompra de ações ... -
Títulos públicos, a dinâmica da renda fixa
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)Investimento em títulos públicos, apesar do crescimento exponencial observado no mercado nacional, ainda é uma incógnita. Não obstante a facilidade de acesso ao instrumento, em razão do modelo plataforma que se amplia nos ... -
Open innovation: a influência do intermediário no processo de colaboração entre grandes empresas e pequenas e médias empresas (SMEs)
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2018)A inovação aberta tem se tornado pauta da academia e das empresas nos últimos anos. Ela acontece quando a inovação é gerada por meio da colaboração com atores externos à empresa. As empresas envolvidas na colaboração, ...