Programa de Doutorado e Mestrado em Administração: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 321-340 of 398
-
Gestão e modelos legais de segurança privada: um estudo em empresas orgânicas e especializadas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Com o aumento da violência e da criminalidade, a segurança está ganhando mais atenção por parte dos estudiosos das organizações. Mencionada nos estudos de Fayol, em General and industrial management, editados em 1949, a ... -
Centro de Serviços Compartilhados (CSC): impactos da implementação do modelo na estratégia, na estrutura e na gestão de empresas do setor privado
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)Em um contexto de mercado cada vez mais competitivo, as empresas necessitam revisar a forma como executam seus processos de apoio/suporte administrativo e como vinculá-los a uma melhor geração de valor para os resultados ... -
Alinhamento estratégico em instituições de ensino a distância
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)As mais diversas pesquisas apontam para a necessidade de um planejamento estratégico que tem foco na integração e alinhamento entre as áreas de negócios e de tecnologia da informação, definindo essa integração como um dos ... -
Alinhamento estratégico entre a gestão das empresas e o setor de tecnologia da informação (TI): o momento da aquisição de soluções de tecnologia
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)Em um mercado competitivo, a utilização de ferramentas de TI se torna imprescindível para o sucesso dos negócios. Com isso, alguns autores apontam a falta de alinhamento estratégico como problema para o fracasso na maioria ... -
Variáveis mercadológicas componentes de um sistema de informações de marketing: estudo de caso em uma empresa inovadora
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)As empresas inovadoras tem sido amplamente estudadas, tanto pelo seu potencial de movimentar a economia, gerando empregos e divisas, quanto pelos avanços científicos e tecnológicos que são decorrentes da inovação, e podem ... -
Confrontando motivos e imagens relacionados à carreira: um estudo com profissionais de nível superior que se direcionam para o setor público
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)O presente estudo busca compreender os motivos que têm levado as pessoas a se direcionarem para o serviço público, assim como suas imagens de carreira. Procura também verificar se a identificação dessas pessoas é com a ... -
Identificação das principais variáveis no processo decisório para investimentos em TI: um estudo de caso no setor público em Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)Buscou-se com esta pesquisa identificar as principais variáveis consideradas por um grupo de gerentes de tecnologia da informação para classificar e priorizar investimentos em suas áreas de atuação. A metodologia adotada foi ... -
Comportamento do consumidor de carnes: um estudo exploratório sobre a imagem dos produtos
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2008)A presente dissertação foi desenvolvida com o objetivo de verificar a imagem (funcional, simbólica, cognitiva e emocional) que os consumidores apresentam em relação aos diversos tipos de carne (bovina, suína, de frango e ... -
Estudo do impacto de processos virtuais na estrutura, competitividade, práticas e comportamento organizacional em uma siderúrgica multinacional
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2007)Este trabalho tem como objetivo descrever os reflexos dos processos virtuais de uma empresa do setor siderúrgico de grande porte, a V&M do Brasil S.A., situada em Belo Horizonte. A análise foi elaborada baseada em quatro ... -
Análise das diferenças na adoção de indicadores de correção monetária e seus impactos sobre os custos de ações trabalhistas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)O trabalho propõe uma análise das diferenças na adoção de indicadores de correção monetária e seus impactos sobre os custos de ações trabalhistas. Um dos objetivos principais deste trabalho foi evidenciar a opinião de ... -
O uso da inteligência competitiva no desenvolvimento de projetos e produtos
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)As mudanças no mercado consumidor, o aumento da competição global e os avanços tecnológicos requerem que as organizações se estruturem, de maneira estratégica, com o foco na competitividade. A gestão do conhecimento, o uso ... -
Análise das relações entre as dimensões da orientação empreendedora, a internacionalização e o desempenho organizacional
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Esta pesquisa analisa a relação e a intensidade entre as dimensões antecedentes da orientação empreendedora, a saber, inovatividade, assumir riscos, agressividade competitiva, autonomia e proatividade, no desempenho ... -
As relações entre valores, motivação, recompensas e desempenho: um estudo com profissionais de baixa qualificação
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)O Brasil é marcado pela desigualdade social, e dentro das organizações essa disparidade é refletida nos organogramas. A “baixa renda brasileira” está inserida nas organizações em cargos com baixa exigência de qualificação, ... -
Estrutura de capital das operadoras de planos de assistência à saúde e as influências do órgão regulador
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Com o objetivo de analisar a influência da regulação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e de fatores estratégicos da firma no perfil da estrutura de capital das Operadoras de Planos de Assistência à Saúde, a ... -
Influência dos atributos organizacionais na qualidade dos cursos de uma instituição de ensino superior privada
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Este estudo tem, como objetivo central, analisar a influência dos atributos Cultura Organizacional, Comprometimento Organizacional e Gestão de Processos na qualidade dos cursos de uma instituição de ensino superior privada, ... -
Interpretação e adoção do planejamento estratégico pelos dirigentes como fator de crescimento da firma: o caso Unimed-BH
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Na atualidade, as organizações precisam responder, com agilidade, à complexidade dos ambientes em constantes mudanças, sendo o planejamento estratégico a forma mais utilizada para direcioná-las combinando conhecimentos e ... -
Formação da estratégia a partir das abordagens organizacional, econômica e ambidestria para o alcance do desempenho: um estudo com pequenas empresas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)Com as rápidas mudanças no ambiente de negócios, a instabilidade macroeconômica dos mercados e a constante alteração no comportamento dos consumidores, a atuação dos tomadores de decisões estratégicas vem se tornando cada ... -
A influência do capital social, cultural e psicológico no desempenho individual em trabalhadores de baixa renda
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Essa pesquisa tem como objetivo geral explicar e descrever a influência do capital cultural, social e psicológico no desempenho individual do trabalhador de baixa renda. A pesquisa é de abordagem quantitativa, natureza ... -
Planejamento em instituições de ensino superior privadas da região metropolitana de belo horizonte: um estudo sobre a eficácia de sua adoção
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)As Instituições de Ensino Superior, conhecidas por suas características específicas, passam por um aumento na competitividade, causado pela expansão na área da educação superior iniciada na década de 1990, com a elevação ... -
Efeitos do planejamento de compras e das relações com fornecedores, no desempenho de empresas do ramo da metalurgia
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)A competição no mercado empresarial tem exigido das organizações a excelência nos produtos e serviços oferecidos. Diante do ambiente empresarial globalizado em constante evolução, adicionado ao crescimento ou desaceleração ...